Derrapagens nos custos das barragens da EDP
Denúncia do GEOTA origina investigação da Procuradoria.
Uma auditoria realizada pela consultora EY no final de 2017 à EDP revelou uma série de sobrecustos na construção de várias barragens, entre elas a do Baixo Sabor, Ribeiradio Ermida e Foz Tua. Segundo o ‘Expresso’, os desvios são da ordem das centenas de milhões de euros.
Recorde-se que, em fevereiro de 2017, a organização ambientalista Geota entregou um vasto dossiê à Procuradoria-Geral da República (PGR) no qual denunciava suspeitas de corrupção e tráfico de influências na construção de uma série de novas barragens pela EDP.
Entre elas estavam precisamente as barragens do Baixo Sabor e Foz Tua, agora referenciadas pela auditoria da EY. No caso da barragem do Baixo Sabor estariam em causa vantagens indevidas concedidas às construtoras brasileiras Odebrecht e Bento Pedroso e à portuguesa Lena.
No seguimento da entrega daquela documentação, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) mandou abrir um inquérito em junho de 2017 que ainda corre os seus trâmites e que é autónomo do processo que envolve os Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt