Entregar latas e garrafas de bebidas vai devolver 10 cêntimos aos consumidores

Embalagens poderão ser colocadas em 2500 máquinas ou entregues em 12 500 postos. Governo prepara novas edições para a substituição de eletrodomésticos e carros elétricos.

14 de janeiro de 2026 às 01:30
Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia Foto: Tiago Petinga/Lusa
Partilhar

As latas e garrafas de bebidas vão ter um acréscimo de 10 cêntimos a partir de abril, que serão devolvidos aos consumidores quando depositados em máquina instaladas em estabelecimentos comerciais ou pontos manuais de recolha. Os resíduos são uma das preocupações do Ministério do Ambiente que está também a discutir, neste momento, a forma de substituir os atuais sacos de plástico na venda a granel de frutas e legumes, adiantou esta terça-feira a ministra Maria da Graça Carvalho, num encontro com jornalistas.

A recolha das garrafas e latas vai passar pela instalação de uma rede que conta com 2500 máquinas e 12500 postos de recolha manuais, concretizou a ministra, que manifestou a sua preocupação com a elevada produção de resíduos em Portugal, sobretudo em comparação com outros países europeus, e “que tem estado a aumentar”.

Pub

No âmbito dos resíduos, estão a ser concluídas negociações entre o governo e os super e hipermercados para substituir os sacos de plástico usados na venda de produtos a granel, como frutas e legumes. A solução já apresentada passa pela utilização de sacos de rede ou de tecido, estando ainda por definir se serão oferecidos, pelo menos numa fase inicial, ou pagos.

No encontro, Maria da Graça Carvalho confirmou ainda o lançamento este ano de novas edição do E-Lar, o programa de substituição de eletrodomésticos a gás por elétricos, e dos incentivos à compra de veículos elétricos. Este último programa deverá ser lançado ainda este trimestre, vai manter as mesmas exigências que as edições anteriores e conta com mais 20 milhões de euros.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar