Greve: CP só efectuou 12 ligações

A circulação de comboios na CP está praticamente paralisada devido à greve dos trabalhadores, que, segundo a empresa, não cumpriram os serviços mínimos, acusação rejeitada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ).<br/>

01 de dezembro de 2012 às 18:45
transportes, cp, comboios, greve, código de trabalho, smaq, antónio medeiros Foto: Luís Costa
Partilhar

"De acordo com o último ponto da situação (16h00), os serviços mínimos não foram cumpridos. Entre os 84 previstos, foram apenas realizados 12 comboios nas ligações intercidades e regionais", afirmou a porta-voz da empresa, Ana Portela, segundo a qual "os trabalhadores não estão a apresentar-se para cumprir os serviços mínimos".

Já nos serviços urbanos em Lisboa e no Porto, não houve comboios a circular, disse a responsável, acrescentando que deverão ocorrer "atrasos e supressões nas ligações regionais" durante todo o dia de domingo. Nas restantes ligações, a responsável admitiu que a circulação deverá ser retomada "às primeiras horas da manhã".

Pub

Contactado pela Lusa, o presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ), António Medeiros, rejeitou que os trabalhadores não estejam a assegurar os serviços mínimos, ao contrário do afirmado pela porta-voz da CP.

"Há uma adesão completa dos maquinistas e os serviços mínimos estão a ser cumpridos escrupulosamente de acordo com a decisão do Tribunal Arbitral", garantiu António Medeiros.

A greve foi convocada por vários sindicatos para contestar as alterações ao Código do Trabalho, nomeadamente a redução de 50% no valor pago em dia feriado.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar