Investimentos da Vinci em Lisboa somam 800 milhões

A segunda fase da expansão do aeroporto Humberto Delgado, que vai permitir um aumento do número de movimentos por hora, vai decorrer entre 2027 e 2030, diz o presidente da Vinci Airports.

30 de janeiro de 2026 às 12:09
Obras no Aeroporto Humberto Delgado Foto: João Cortesão
Partilhar

Qual é o total do investimento que está e vai ser feito nos próximos anos no aeroporto Humberto Delgado?

Um total de 800 milhões de euros, o que para mais quatro movimentos por hora durante 10 anos é um investimento enorme, mas estamos a fazê-lo, ao mesmo tempo que nos preparamos para o Luís de Camões. O debate sobre a qualidade dos “slots” e o aumento do tráfego é entre o Governo, a cidade e as companhias aéreas. A nossa missão é tornar isto possível. Crescemos 3% em Lisboa em 2025, o que não é mau, a economia está a crescer menos, e o “pier” sul do terminal 1 está neste momento em expansão. O nosso trabalho de otimização está feito, mas não somos a navegação aérea, não somos a cidade. A missão presente é otimizar o aeroporto para acolher os passageiros, sem nunca deixar de ter voos diretos no Porto, Faro, Madeira ou Açores. É uma opção da ANA incentivar as companhias aéreas a irem diretamente para aí, ou mesmo para Cabo Verde, e não que todos os que queiram voar para esses locais tenham de parar em Lisboa. Quanto mais voos diretos oferecermos, menos voos haverá sobre Lisboa e menos congestionamento deste aeroporto.

Pub

Há investimento que já está a ser feito no aeroporto Humberto Delgado, mas quando é que arrancará a segunda fase que vai permitir aumentar o número de movimentos por hora?

O limite de movimentos do aeroporto de Lisboa é decidido pelo Governo, a escolha não é nossa. Da nossa parte, trata-se de otimizar a capacidade da pista. A segunda fase será entre 2027 e 2030. A ANA nunca estará a bloquear a capacidade.

Esse investimento será mais elevado do que o que está a decorrer, que ronda 250 milhões?

Pub

É um pouco mais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar