Novo Banco aprova recuperação de três antigas empresas de Vieira

Instituição bancária quer avançar com a venda dos bens imobiliários, a fim de recuperar uma dívida herdada do antigo BES

18 de julho de 2025 às 01:30
Luís Filipe Vieira fundou várias empresas que são controladas pelo Novo Banco desde 2017 Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Partilhar

O Novo Banco (NB) aprovou o Processo Especial de Revitalização (PER) de três das cinco antigas empresas de Luís Filipe Vieira, ex-presidente do Benfica, que são detidas pelo NB através do fundo FIAE. O objetivo do NB, que é o principal credor das empresas, é proceder à venda dos imóveis das cinco sociedades, para tentar recuperar a dívida total dessas sociedades em cerca de 190 milhões de euros que herdou do antigo BES.

Muscateinvest Portugal, Overbrick e Royal Iberia são as empresas que já têm o PER aprovado, segundo noticiou na quinta-feira o jornal online Eco. Em contrapartida, o PER da Imocochão foi recusado pelos credores. Por este motivo, o NB vai requerer a insolvência da empresa, no âmbito da qual serão vendidos os seus bens. Por ter havido alguns atrasos processuais, o PER da Quinta dos Fidalgos ainda não foi requerido, mas existe a expetativa de que seja aprovado pelos credores.

Pub

Com a aprovação do PER da Muscateinvest Portugal, Overbrick e Royal Iberia, o NB vai injetar capital nessas empresas, para que estas tenham condições de avançar com a venda dos terrenos e possam aproveitar a atual valorização do mercado imobiliário. O património imobiliário da Muscateinvest Portugal, da Overbrick, da Royal Iberia, da Imocochão e da Quinta dos Fidalgos foi integrado no FIAE, em novembro de 2017, na sequência da reestruturação da dívida de Vieira ao NB. O FIAE é detido em 96% pelo NB e 4% por Vieira.

As empresas têm ativosconsiderados valiosos em Portugal, Espanha, Brasil e Moçambique. Em Portugal, destacam-se um terreno, com 382 538 metros quadrados (m2 ) de área bruta, na frente ribeirinha do concelho de Loures, um terreno perto do mar, com 98 100 m2 de área bruta, em Tavira. No Brasil, destaca-se um hotel de 5 estrelas na Reserva do Paiva, no Recife. O principal ativo em Moçambique é o Edifício Platinum, uma torre de escritórios com 17 pisos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar