Pensões são pagas sexta-feira com alívio fiscal
Pensões de fevereiro com correções na retenção e devolução de IRS cobrado em excesso.
A Segurança Social vai pagar as pensões sexta-feira, antecipando o tradicional pagamento aos dias 8 de cada mês, já que é domingo. Com as pensões de fevereiro, serão feitos os acertos na retenção na fonte do IRS com retroativos a janeiro, o que dará um alívio fiscal aos pensionistas.
Todos os pensionistas vão assim receber sexta-feira, quer o pagamento seja por transferência bancária, quer seja por vale postal, de acordo com o calendário de fevereiro divulgado pela Segurança Social. Sempre que o dia de pagamento coincide com um sábado ou domingo, ou até um feriado, o governo tem optado por pagar antecipadamente aos pensionistas. Sexta-feira, será pago igualmente igualmente o Complemento Solidário para Idosos (CSI), subsídio que compensa as pensões mais baixas.
As reformas de fevereiro incluem os acertos na retenção na fonte do IRS, ou seja será devolvido o imposto cobrado a mais em janeiro. Este acerto prende se com a aplicação das novas tabelas de retenção na fonte do IRS. Recorde-se que aquelas tabelas só foram publicadas pela Autoridade Tributária depois de já ter sido feito o processamento de pagamento das pensões de janeiro.
A partir deste mês é de esperar um alívio uma vez que o valor a reter baixou, dando maior liquidez às pensões. Por outro lado, também subiu o valor da isenção, que passa a ser de 920 euros.
Os pensionistas da Caixa Geral de Aposentação serão pagos mais tarde, a 19 de fevereiro, também com a devolução da retenção na fonte do IRS cobrada em excesso em janeiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt