Preços do azeite a caminho de cair para metade, diz o maior produtor do mundo

Custo na origem deverá diminuir progressivamente durante o primeiro semestre de 2025.

19 de novembro de 2024 às 18:19
Azeite xxx
Partilhar

Os espanhóis da Deoleo, o maior produtor mundial de azeite, antecipam que os atuais máximos históricos de preços possam cair para metade nos próximos meses. “O mercado deverá começar a estabilizar e a normalidade deverá ser gradualmente restaurada à medida que a nova colheita avança e a oferta aumenta”, disse Miguel Ángel Guzmán, diretor de vendas da Deoleo, à CNBC.

Na União Europeia, os preços do azeite aumentaram 50% em termos homólogos em janeiro. “A flexibilização dos preços na origem deverá começar entre novembro, dezembro e janeiro, desde que as condições climáticas e de colheita permaneçam estáveis nas próximas semanas”, acrescentou Guzmán.

Pub

Numa nota enviada à Euronews, a Deoleo explicou que “depois de uma queda evidente do consumo nos últimos dois anos devido aos preços elevados e com uma maior disponibilidade de produção face às duas últimas colheitas, o custo na origem deverá diminuir progressivamente durante o primeiro semestre de 2025”.

A flexibilização dos preços vai variar consoante os mercados, “dependendo de fatores como níveis de stock, ambiente competitivo, peso da categoria no óleo comestível total, ou penetração da categoria”, notou a empresa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar