Santander disse logo em julho que só queria parte boa do Banif

António Varela garante que informou a administração do banco desta intenção.

31 de março de 2016 às 22:13
António Varela, Banco de Portugal, Santander Totta, Banif, economia, negócios e finanças, serviços financeiros Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

O ex-administrador do Banco de Portugal com o pelouro da supervisão, António Varela, revelou no Parlamento que foi abordado pelo Santander Totta no verão de 2015 em que a instituição liderada por Vieira Monteiro mostrou interesse em comprar parte do Banif.

"O Santander manifestou interesse em julho de 2015", disse António Varela na comissão parlamentar de inquérito. "O Santander disse claramente que queria comprar a parte boa do Banif. Como veio a acontecer meses mais tarde", acrescentou.

Pub

Segundo o antigo supervisor financeiro, "o governador estava plenamente informado dessa realidade" e também o Ministério das Finanças terá tido conhecimento do interesse do banco espanhol no negócio.

António Varela garante que passou à administração do Banif todos os contactos dos investidores que lhe manifestaram interesse em comprar o banco. E afirma que o negócio com o Santander acabou por não avançar já que as condições da venda proposta pelo Executivo não interessavam ao Santander.

Pub

"Não faz sentido, no momento em que o ministério estava apostado numa venda do banco como um todo, encetar negociações com um banco que só estava interessado numa parte."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar