Senhas da Segurança Social enviadas aos beneficiários na hora
Credenciais para acesso aos serviços online da Segurança Social podem ser enviadas por telemóvel ou email.
Já é possível receber na hora as senhas de acesso à Segurança Social Direta. Até agora, quem quisesse fazer o registo nos serviços online da Segurança Social tinha de esperar pelo envio da credencial de acesso para casa, pelos correios, o que poderia demorar vários dias.
A Segurança Social Direta permite às pessoas singulares e às empresas aceder aos serviços da Segurança Social, pela internet, sem que tenham de se deslocar presencialmente aos postos de atendimento. Se antes a senha de acesso era enviada por correio, com esta alteração o cidadão passa a poder requerer, no momento da inscrição no portal, que a credencial lhe seja enviada automaticamente, por correio eletrónico ou mensagem de telemóvel. O mesmo se aplica a quem pretenda recuperar uma senha perdida.
"O relacionamento com a Segurança Social também fica mais facilitado, através da consulta online a outros serviços, como sejam a posição atual, o registo de remunerações e a apresentação de requerimentos de diversas prestações sociais", informou a Segurança Social, em comunicado.
Fica, assim, mais rápido, por exemplo, solicitar o abono de família, o subsídio de parentalidade ou o cartão europeu de seguro de doença; consultar a situação do pedido de subsídio de desemprego; e obter a declaração da situação contributiva ou a declaração anual de rendimentos de pensões para efeitos de IRS.
Para receber a senha no momento, é preciso aceder à página da internet da Segurança Social Direta e, ao efetuar o registo, inserir o número de identificação da Segurança Social (NISS), preencher os dados de identificação solicitados, escolhendo depois como pretende receber o código de verificação.
A medida, anunciada em maio do ano passado, só entra agora em vigor. Insere-se na estratégia de modernização da segurança social.
SAIBA MAIS
4
milhões de pessoas estavam inscritas no portal da Segurança Social Direta, em maio deste ano. Além da senha de acesso, também poderá autenticar-se no portal com o cartão de cidadão, através de um leitor de cartões.
Simulador de pensões
Em maio deste ano, a Segurança Social lançou um simulador de pensões, que permite calcular o valor estimado da pensão do trabalhador quando chegar à idade de reforma. No primeiro mês registou mais de um milhão de simulações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt