Suspeitas de corrupção na compra de aviões da TAP investigadas pelo DCIAP
Referentes à compra de mais de 50 aviões.
A compra de mais de 50 aviões da TAP está a ser investigada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DCIAP) devido a alegadas suspeitas de corrupção, avança esta sexta-feira a SIC Notícias.
Em causa estarão pagamentos acima da média por aviões comprados por Fernando Pinto para a TAP. Na época, a empresa era pública e já liderada por David Neelman.
A administração pediu uma auditoria, concluída em julho, depois das suspeitas de que milhões de euros terão sido sido desviados para o pagamento de luvas a intermediários do negócio. De acordo com fontes contactadas pela SIC, os preços estarão a 20% acima do valor real.
Já no mês de outubro, o ex-ministro das Infraestruturas, havia apontado o sentido das suspeitas, no Parlamento. Apesar da auditoria aos contratos de compra dos aviões da TAP nunca ter sido tornada pública, Pedro Nuno Santos e Fernando Medina decidiram enviar uma queixa conjunta ao Ministério Público, que deu entrada em outubro.
Ainda no final de dezembro, a secção do DCIAP, responsável por investigar os crimes de corrupção, recebeu o inquérito, mas ainda não foram feitas diligências.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt