TELEMÓVEIS '95' VÃO INTERLIGAR-SE

A Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) vai, tal como se esperava, impor a interligação da Optimus e da Vodafone à Oniway. Está portanto dado o “tiro de partida” para a entrada em funcionamento do quarto operador móvel, do grupo Oni, que vai utilizar o indicativo “95”.

25 de setembro de 2002 às 21:23
Partilhar

O sentido da nova deliberação da autoridade reguladora, que tinha sido posta à consideração de todos os operadores, foi confirmado ontem pelo presidente da Anacom, Álvaro Dâmaso, no Forum Telecom e Media, em Lisboa.

A imposição deverá ser conhecida dentro de dias e incluirá o prazo para a interligação. Vodafone e Optimus depois de receberem a notificação formal ficam obrigadas a fazer a interligação, mesmo que contestem a decisão da entidade reguladora.

Pub

Independentemente do prazo definido, a Oniway está em condições “técnicas e comerciais” para iniciar as operações em GPRS, a tecnologia que foi autorizada a usar, apurou o Correio da Manhã.

Com a próxima deliberação, cujo sentido foi ontem conhecido, elevam-se para quatro as decisões da Anacom acerca do mesmo assunto. Na última das quais, ainda da responsabilidade do anterior presidente, Luís Nazaré, tinham sido concedidos cinco dias úteis para os operadores concluírem acordos de interligação.

Álvaro Dâmaso admitiu também a necessidade de flexibilizar as obrigações definidas para o lançamento da terceira geração móvel (UMTS) em Portugal. Adiantou ainda que as alterações dependerão dos pedidos que as operadoras fizerem à autoridade reguladora, que até agora não recebeu nenhum. Os operadores deverão, já no próximo mês, indicar o estado do desenvolvimento das suas redes e serviços UMTS. Entretanto, foi ontem inaugurada, em Viena, a primeira rede europeia de UMTS, esperando agora os austríacos pelos aparelhos que tardam em chegar.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar