Twitter adota "comprimido de veneno" para combater possível aquisição de Elon Musk
Reação da empresa pode impedir o bilionário de tornar-se no único dono.
A rede social Twitter Inc. adotou esta sexta-feira um plano de direitos de acionistas com duração limitada de forma a proteger-se da oferta de aquisição do empresário bilionário Elon Musk de 40 mil milhões de euros.
Elon Musk fez a oferta na quarta-feira numa carta à direção do Twitter - a plataforma de micro-blogging que se tornou um meio de comunicação global para indivíduos e líderes mundiais - e foi tornada pública na quinta-feira.
Após uma conferência de imprensa na quinta-feira, Musk insinuou a possibilidade de uma oferta hostil em que contornaria o conselho do Twitter e colocaria a oferta diretamente aos seus accionistas: "Seria totalmente indefensável não colocar esta oferta a um voto dos acionistas".
Segundo o plano dos acionistas, também conhecido como uma estratégia de "comprimido de veneno", acontece de forma a resistir a uma oferta de um potencial comprador. Assim, os direitos tornar-se-ão exercíveis se alguém adquirir a propriedade de 15% ou mais das ações ordinárias em circulação numa transacção não aprovada pelo Conselho de Administração.
De acordo com o The Verge, os "comprimidos de veneno" podem "inundar o mercado com ações quando um investidor adquire ações acima de um certo limite, tornando-as mais fáceis de adquirir para outros", e é uma estratégia vulgarmente utilizada quando alguém pretende adquirir uma empresa e essa ação não é bem recebida.
Enquanto isso, o bilionário sul-africano admitiu que tinha um "plano B", caso a sua oferta fosse rejeitada, e insistiu que tem ativos suficientes para financiar a compra, para que possa realizá-la caso o conselho do Twitter não aceite as suas condições.
Com esta proposta de aquisição, Musk está a oferecer 54,20 dólares por ação, o que representa um prémio de 54% sobre o preço do título no fecho do mercado a 28 de janeiro, um dia antes de começar a investir no Twitter.
Da mesma forma, supõe um prémio de 38% em relação ao preço das ações um dia antes do seu investimento na rede social ser anunciado publicamente.
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