page view

Artigo exclusivo

Portugal no top dos países exportadores de armas

Documento de instituição internacional mostra que empresas americanas lideram o setor.

28 de março de 2021 às 01:30

1 / 2

EUA, porta aviões
EUA, porta aviões Lockheed Martin
F16
Logo Premium CM

O relatório concretiza que esta transferência de armas entre Portugal e Roménia, que deverá ficar concluída este ano, se refere a cinco caças F16C em segunda mão. O negócio no valor de 130 milhões de euros já era conhecido em Portugal mas o seu impacto internacional só agora foi divulgado. Os F 16 que integraram a Força Aérea Portuguesa foram produzidos na maior empresa de armamento do mundo.

O primeiro lugar do ranking de 2020 é ocupado pelos Estados Unidos, seguidos da Rússia e de França. A China, que em 2019 surgia em quarto lugar, caiu o ano passado para o oitavo, dando lugar à Alemanha. Um dos especialistas do SIPRI, Pieter Wezeman, admite que a pandemia possa levar alguns países a reavaliar as suas importações de armas nos próximos anos. Mas recorda que, “mesmo no auge da pandemia no ano passado, vários países assinaram grandes contratos para grandes armas”.

No período entre 2016 e 2020, as importações de armas para o Médio Oriente cresceram 25% entre 2016 e 2020, sobretudo devido ao aumento de 61% nas compras da Arábia Saudita e 136% pelo Egito, segundo os novos dados sobre transferências globais de armas.

Não é de estranhar, pois, que em 2019, e pela primeira vez, uma empresa da região tenha aparecido no top 25 das maiores produtoras de armas. Trata-se da EDGE, sedeada nos Emirados Árabes Unidos , criada a partir da fusão de mais de 25 empresas menores e que surge em 22º lugar. Aliás, a empresa assinou este mês um acordo com a Israel Aerospace Industries, para o desenvolvimento de soluções para a guerra eletrónica.

Poucos governos do mundo não estão envolvidos neste negócio. Segundo dados da CIA, apenas 36 países ou territórios não têm forças armadas, entre os quais se encontram as ilhas Faroe, a Islândia e a Costa Rica. O Vaticano, que não tendo propriamente exército é defendido pela Guarda Suíça, não consta da categoria de livre de armas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8