page view

Portugueses importam 300 carros usados por dia

Há cada vez mais carros a circular comprados já usados no estrangeiro, contribuindo para o envelhecimento do parque

24 de janeiro de 2025 às 01:30

Os portugueses compraram diariamente, no ano passado, cerca de 300 carros usados no estrangeiro (importados). Um mercado que tem aumentado o seu peso nos últimos anos e que tem contribuído para o envelhecimento do parque automóvel, garantiu esta quinta-feira a Associação Automóvel da Portugal (ACAP).

O peso dos usados importados atingiu, no conjunto dos automóveis ligeiros matriculados no ano passado, 33,5% (cerca de 106 mil veículos).

Não só o número destes veículos tem vindo a aumentar ano após ano, como também a sua média etária, que atingiu os oito anos, alertaram ontem os dirigentes da ACAP, numa conferência de imprensa de balanço sobre 2024.

Quanto à energia, destaca-se o registo de carros a gasóleo, o que significa, segundo Pedro Lazarino, dirigente da ACAP, que o País está a ser usado para escoar os “carros mais poluentes”.

O envelhecimento do parque é uma preocupação para a ACAP, que contabiliza cerca de 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos de idade em circulação.

Quanto ao comércio automóvel em 2024, destaca-se a venda de carros elétricos novos (quase 42 mil veículos) apesar da falta de incentivos aos particulares. Segundo a ACAP, mais de 60% dos automóveis elétricos são adquiridos por empresas, que têm vantagens fiscais ao contrário dos particulares. O único programa de incentivo para a compra de elétricos dado às famílias - condicionado ao abate de um carro - ficou aquém dos objetivos, esperando agora a ACAP uma nova proposta do Governo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8