page view

Acordo UE-Mercosul assinado hoje cria maior zona de livre comércio do mundo

Governo português diz que esta é uma "grande oportunidade" para produtos como o vinho, azeite e queijo.

17 de janeiro de 2026 às 01:30

Depois de 25 anos de negociações, o acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul é assinado este sábado no Paraguai, criando a maior zona de comércio livre do mundo, com mais de 700 milhões de consumidores.

O acordo vai retirar tarifas em 91% das exportações da UE para o Mercosul e 92% das vendas sul-americanas para o bloco comunitário. Nos setores industriais mais competitivos, como a indústria automóvel e a maquinaria industrial, as atuais tarifas, entre 35% e 14%, deverão desaparecer de forma progressiva. Outros setores que beneficiarão de forma especial serão o químico e o farmacêutico, bem como produtos agroalimentares protegidos por denominações de origem, como os vinhos e os queijos.

No caso de Portugal o acordo também elimina, ao longo dos anos, as tarifas aplicadas às exportações de azeite e vinho português para Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. O ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, afirmou que este acordo é essencial para Portugal e que vai criar “grandes oportunidades” para produtos como vinho, azeite e queijo.

Por outro lado, grupos ambientalistas europeus e sul-americanos temem que o acordo aumente a desflorestação e as emissões poluentes, colocando em risco a natureza. Já entre as preocupações dos agricultores está o facto de o acordo permitir importações baratas de produtos provenientes da América do Sul que não respeitam as normas ecológicas e de segurança alimentar. Apesar da luz verde dos países da UE, o processo de ratificação no Parlamento Europeu poderá colocar obstáculos ao acordo.

Este sábado, na assinatura do acordo, estarão presentes a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu, António Costa e o atual líder do Mercosul, o Presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8