page view

Américo Amorim investe no presunto alentejano

O empresário português Américo Amorim, em parceria com os grupos espanhóis Caja Duero e Julián Martín, abriu na vila alentejana de Barrancos, distrito de Beja, o maior secadeiro de presuntos e paletas do País. Na fábrica, cuja capacidade de secagem é de 250 mil peças nobres derivadas do porco de raça alentejana, mais conhecido como porco preto, foram investidos 5,2 milhões de euros.

18 de dezembro de 2005 às 00:00

A construção desta unidade, designada por ‘Casa do Porco Preto’, teve início em Fevereiro depois do grupo Amorim ter verificado através da outra empresa sediada naquela vila, ‘Barrancarnes’, o enorme potencial dos presuntos do porco alentejano.

Adquirida em 2001 a um grupo de empresários locais, a ‘Barrancarnes’ atingiu no ano passado um volume de negócios de três milhões de euros e, actualmente, apresenta--se no mercado com uma gama de 11 produtos, entre peças nobres e enchidos tradicionais, empregando três dezenas de trabalhadores.

“A aposta passa agora por fazer o melhor presunto do mundo. Para isso, utilizamos a tecnologia mais moderna deste segmento de economia, que tem ainda uma enorme capacidade de crescimento”, frisou ao nosso jornal Américo Amorim, após a inauguração da nova unidade que contou com a presença do ministro da Agricultura, Jaime Silva, que se mostrou impressionado com a qualidade das infra-estruturas.

A fábrica compreende uma área de construção de 850 metros quadrados, quatro secadeiros naturais e oito de temperatura controlada, oito caves para maturação, uma loja e várias salas para acolhimento de turistas.

“Esta parceria é um exemplo do que se pode fazer entre os dois países em regiões tão debilitadas como esta”, sublinhou na ocasião Jaime Silva.

Além desta unidade, o grupo Amorim investiu também 4,8 milhões de euros na construção de um matadouro em Reguengos de Monsaraz, que conta desde Fevereiro com 25 trabalhadores. Para este ano está previsto nesta unidade o abate de 16 mil porcos de raça alentejana.

“Estes animais serão depois canalizados para o secadeiro”, explicou o empresário Américo Amorim.

ESPANHA É GRANDE CONSUMIDOR

Dos 30 mil porcos criados em montado, apenas 10 mil são consumidos e transformados em Portugal. Os restantes vão sobretudo para Espanha.

“Com esta unidade parte das mais-valias, como os impostos, empregos, entre outras, ficam agora em Portugal”, referiu José Cândido, presidente da Associação dos Criadores do Porco de Raça Alentejana, elogiando o projecto de Américo Amorim.

Para exemplificar, o responsável frisou que o porco está actualmente muito valorizado, com cada unidade a render cerca de 400 euros. No entanto, só cada presunto vale o dinheiro de um porco. “Dois presuntos custam 700 euros, as duas mãos 350 euros e os dois lombos outros 350 euros. Este dinheiro ficava quase todo em Espanha”, disse José Cândido.

FACTURAR 60 MILHÕES

Portugal consume 10 a 15 por cento destes produtos de porco preto e as restantes peças nobres são exportadas sobretudo para Espanha, França, Japão, Brasil e Estados Unidos. Dentro de quatro anos, o empresário Américo Amorim pretende facturar entre 40 a 60 milhões de euros.

EXPORTAÇÕES

As exportações para o mercado espanhol – o grande consumidor destes produtos - serão coordenadas por uma empresa sediada em Salamanca, a ‘Julian Martin’, uma empresa com quase cem anos de experiência no sector e com um volume de negócios superior a 36 milhões de euros por ano.

PATA NEGRA

O presunto Pata Negra é proveniente do Porco Preto da raça alentejana, alimentado com bolotas e ervas, em montados. O presunto Pata Negra classificado por bolotas (3,4, e 5 bolotas) é elaborado segundo a tradição alentejana. Depois de um processo de salga, os pernis são postos a secar e a envelhecer. Consome-se cortado em fatias muito finas, apresentando um aspecto marmoreado de vermelho e branco.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8