page view

Crédito para compra de casa acelera e cresce mil milhões num mês

Montante está a engordar desde janeiro de 2024 e ritmo de crescimento não dá sinais de abrandamento.

03 de janeiro de 2026 às 01:30

O volume de crédito para a compra de casa aumentou perto de mil milhões de euros num mês, revelou o Banco de Portugal (BdP). “Relativamente a outubro, o stock de empréstimos para habitação aumentou 983 milhões de euros, totalizando 110,1 mil milhões de euros no final de novembro”, detalhou o regulador do sistema financeiro. O crescimento homólogo foi de 9,8%, “mantendo a trajetória de aceleração observada desde janeiro de 2024”, há 24 meses. Em novembro, o valor de empréstimos ao consumo e outros fins aumentou 144 milhões de euros, passando para cerca de 33,5 mil milhões de euros. No que toca às empresas, a soma ascende a 74 mil milhões de euros, mais 194 milhões.

Os dados do BdP, divulgados ontem, permitem ainda ver quanto é que os portugueses têm no bancos. O total é agora de 199,9 mil milhões, mais 2436 milhões do que em outubro. “Esta variação refletiu um aumento de 1888 milhões de euros nas responsabilidades à vista (constituídas quase na totalidade por depósitos à ordem) e um aumento de 549 milhões nos depósitos a prazo”, especifica o supervisor bancário. Por comparação com novembro de 2024, os depósitos aumentaram 4,4% (valor igual ao registado em outubro), “estabilizando no crescimento mais baixo verificado em mais de um ano”.

“Este baixo crescimento poderá estar associado à remuneração destes depósitos e ao aumento das subscrições líquidas de certificados de aforro e da detenção de unidades de participação em fundos de investimento”, explicou o BdP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8