page view

Engenheiro brasileiro na presidência da TAP

Trabalhadores ficam a saber da escolha através de carta de despedida de Fernando Pinto.

12 de janeiro de 2018 às 01:30

Os trabalhadores da TAP ficaram a saber, por um e-mail enviado por Fernando Pinto, que o novo presidente da companhia aérea será, a partir de fevereiro, Antonoaldo Neves. Na carta de despedida, o gestor de 68 anos diz que 15 dos 17 anos em que liderou a TAP foram de "sobrevivência".

Antonoaldo Neves, o novo líder da companhia, "conhece bem a TAP, uma vez que já integrava o conselho de administração (...) além de ter participado no processo de privatização". É descrito, numa nota da transportadora, como "determinado, informal, pragmático" e um "entusiasta do trabalho de equipa" que atua de olhos postos nos números.

Quanto ao homem que deixa o leme da companhia, Fernando Pinto confessa na carta de despedida, a que o CM teve acesso, que teve de "sobreviver à falta absoluta de capital, às imensas flutuações cambiais, à reestruturação da frota e à chegada das low cost". 

O gestor manifesta-se ainda agradecido à equipa e aos trabalhadores , garantindo que sai "plenamente realizado". Humberto Pedrosa e David Neeleman, acionistas da TAP, elogiaram o trabalho de Pinto, que será agora conselheiro.

No dia 31, o Executivo vai propor em Assembleia Geral a recondução de Miguel Frasquilho, Ana Macedo Silva, António Gomes de Menezes, Artur Trindade, Diogo Lacerda Machado e Esmeralda Dourado.

Renovação da frota avança este ano 

A renovação da frota vai permitir ampliar a oferta da companhia aérea, quer em número de lugares quer com novos destinos. Conta-se, neste caso, a ligação a Florença, para onde a TAP deverá começar a voar a partir de 10 de junho. 

Frasquilho mantém lugar de ‘chairman’   

Nem as notícias sobre o facto de Miguel Frasquilho ter recebido valores não declarados através do saco azul do Grupo Espírito Santo (GES) alteraram o percurso de Miguel Frasquilho.

O ex-líder da AICEP vai ser reconduzido no cargo de presidente não executivo da TAP.

PERFIL

Antonoaldo Neves chega à presidência da TAP aos 43 anos. Engenheiro civil de formação, passou pela construtora Odebrecht e pela  consultora McKinsey, tendo integrado a administração da Infraero, a empresa brasileira de aeroportos, onde ficou como responsável pelo planeamento do setor aéreo brasileiro entre 2011 e 2012.

Foi presidente executivo da Azul Linhas Aéreas, tendo liderado o  processo de fusão com a Trip, em 2012, em conjunto com o patrão David Neeleman. Com dupla nacionalidade – portuguesa e brasileira – é casado, tem três filhos e vive em Cascais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8