page view

Fisco detetou divergências na entrega de 259 mil declarações de IRS em 2024

Balanço faz parte do relatório sobre o combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras de 2024, entregue no parlamento na semana passada.

07 de julho de 2025 às 20:02

O fisco encontrou, em 2024, de forma automática, divergências em quase 260 mil declarações de IRS que os contribuintes se preparavam para submeter no Portal das Finanças sem darem conta dos erros.

O balanço sobre o controlo realizado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) faz parte do relatório sobre o combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras de 2024, entregue no parlamento na semana passada, da responsabilidade do gabinete da secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte.

Quando os contribuintes entregam a declaração anual de rendimentos no Portal das Finanças, a AT faz um controlo automático das divergências, para detetar disparidades nos dados preenchidos, como os que dizem respeito a rendimentos dos trabalhadores ou dos pensionistas, o valor de IRS que já foi retido na fonte, dados pessoais e valores sobre as deduções à coleta (educação e saúde, por exemplo).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8