Valor registado no mês anterior foi de 1,9%.
A taxa de inflação homóloga foi de 2,1% em abril, mais 0,2 pontos percentuais do que em março, confirmou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Com arredondamento a uma casa decimal, a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) esta terça-feira avançada pelo INE coincide com o valor da estimativa rápida divulgada pelo instituto em 2 de maio.
Já o indicador de inflação subjacente -- que exclui produtos mais voláteis, como alimentos e energia -- registou uma variação homóloga de 2,1% em abril, que compara com 1,9% no mês anterior.
Analisando os indicadores que compõem o IPC, verifica-se que a variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu de 0,1% em março para -0,1% em abril, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados aumentou 0,4 pontos percentuais para 3,2%.
Já por classes de despesa e face ao mês anterior, o INE destaca os aumentos das taxas de variação homóloga de restaurantes e hotéis e lazer, recreação e cultura, com variações de 6,7% e 3,6% respetivamente (5,2% e 2,5% em março).
Em sentido inverso, o instituto estatístico enalteceu as descidas de bebidas alcoólicas e tabaco e de vestuário e calçado, que tiveram variações de -0,1% e -2,0% respetivamente (2,4% e -1,1% no mês anterior).
Em abril, nas classes com maiores contributos positivos para a variação homóloga do IPC destacaram-se os restaurantes e hotéis, habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis e bens alimentares e bebidas não alcoólicas, enquanto, em sentido oposto, vestuário e calçado foi a classe com contribuição negativa mais relevante para o índice.
Na comparação em cadeia, a variação do IPC abrandou para 0,7%, contra 1,4% em março e 0,5% em abril de 2024, enquanto a média mensal nos últimos 12 meses se manteve em 2,4%.
Quanto ao Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite a comparação entre países europeus, apresentou uma variação homóloga de 2,1%, confirmando-se a previsão anunciada nos primeiros dias do mês.
O IHPC português em abril foi superior em 0,2 pontos percentuais ao observado em março e inferior em 0,1 pontos percentuais à média da área do euro (em março, a taxa em Portugal tinha sido superior à da área do euro em 0,2 pontos percentuais).
Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 2,2% em abril (2,0% em março), taxa inferior em 0,5 pontos percentuais à correspondente para a área do euro (em março, a variação deste agregado foi inferior em 0,3 pontos percentuais à da área do Euro).
Quanto à variação mensal do IHPC, foi de 1,3% em abril (1,7% no mês anterior e 1,1% em abril de 2024), enquanto a variação média dos últimos 12 meses foi de 2,6% (idêntico no mês precedente).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.