page view

Economia trava a fundo e inflação acelera

PIB recua 0,5% no primeiro trimestre de 2025, com o crescimento a abrandar em termos homólogos.

03 de maio de 2025 às 01:30

O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 0,5% nos primeiros três meses do ano, após um crescimento de 1,4% no trimestre anterior, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos homólogos, o crescimento da economia nacional abrandou para 1,6%, depois de um crescimento de 2,8% na reta final de 2024. Simultaneamente, o INE reviu em baixa as taxas de variação homóloga e em cadeia do PIB para o último trimestre de 2024, de 2,9% e 1,5%, respetivamente, para 2,8% e 1,4%. 

Entretanto, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) comentou as estimativas de crescimento para este ano submetidas a Bruxelas pelo Governo. “Ponderados os riscos do cenário do Ministério das Finanças, a incerteza do panorama macroeconómico atual e as projeções existentes para a economia portuguesa, a previsão de um crescimento de 2,4% afigura-se como provável, mas não prudente”, refere o CFP no parecer relativo ao Relatório Anual de Progresso 2025. A entidade liderada por Nazaré Cabral alerta ainda que “o cenário de crescimento apresentado é superior às projeções mais recentes para a economia portuguesa apresentadas por outras instituições”, como o próprio CFP e o Banco de Portugal (BdP). 

Por sua vez, a taxa de inflação acelerou em abril pela primeira vez este ano, tendo aumentado duas décimas para 2,1%. Já a dívida pública atingiu em março o valor mais elevado desde setembro de 2023, fixando-se em 278,3 mil milhões de euros, o equivalente a 96,3% do PIB, de acordo com o BdP.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8