page view

Artigo exclusivo

IRS Jovem quer fixar a juventude em Portugal com mais 25 euros por mês

Progressão na carreira nos primeiros cinco anos pode prejudicar o benefício fiscal dos mais jovens.

10 de outubro de 2021 às 01:30
Executivo de junta de freguesia de Barcelos toma posse na casa mortuária

“O IRS Jovem é um sinal interessante dado pelo Governo, mas não é por um benefício de 25 euros/mês que os jovens se vão fixar em Portugal”, disse ao CM Luís Leon, cofundador da consultora fiscal Ilya.

Para aquele especialista é importante ainda ter em atenção a possibilidade de progressão dos jovens nas organizações empresariais. “Se o jovem é qualificado, é natural que nas empresas bem geridas ele tenha um caminho de promoção na carreira nos primeiros cinco anos de trabalho. Ora, essa promoção profissional/salarial pode retirar-lhe o benefício do IRS Jovem”. Esta presunção pode ser afastada se o Governo for avante com a mudança noticiada pelo CM de que o IRS Jovem não terá limite de rendimentos.

O mesmo problema se coloca se, existindo um limite salarial, o jovem decide casar ou constituir família. Aí entram em vigor as regras do IRS normal, cabendo ao casal aferir se, pela idade ou pelo rendimento, lhes compensa entregar a declaração de imposto em conjunto ou em separado. Uma outra consequência deste novo regime é a saída do jovem do agregado familiar como dependente, embora possa ter o mesmo domicílio fiscal dos pais na entrega da declaração de imposto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8