page view

Maria Luís confirma ter sido abordada pelo Santander

Santander manifestou interesse em comprar o Banif, sem ativos maus.

06 de abril de 2016 às 22:41

O Santander Totta manifestou interesse em comprar o Banif, sem ativos maus, ao Ministério das Finanças.

A confirmação foi dada pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, na comissão parlamentar de inquérito ao Banif depois de o ex-admnistrador do Banco de Portugal António Varela ter revelado a intenção do banco espanhol.

"Tive de facto uma reunião com o Santander Totta, com o presidente Vieira Monteiro, em que ele disse que o Santander teria potencialmente interesse no Banif, mas após reestruturação", ou seja, "sem os ativos não rentáveis", adiantou a antiga governante aos deputados.

A ex-ministra garante que lhe disse "que quando o banco estivesse nessa fase [reestruturação com separação de ativos] sera aberto um concurso". "E que ganhasse o melhor", acrescentou Maria Luís Albuquerque.

Na quinta-feira passada, também António Varela afirmou aos deputados que no verão de 2015 o Santander Totta tinha abordado o Banco de Portugal para uma possível compra do Banif.

"O Santander manifestou interesse em julho de 2015", disse António Varela na comissão parlamentar de inquérito. "O Santander disse claramente que queria comprar a parte boa do Banif. Como veio a acontecer meses mais tarde", acrescentou.

Segundo o antigo supervisor financeiro, "o governador estava plenamente informado dessa realidade" e também o Ministério das Finanças terá tido conhecimento do interesse do banco espanhol no negócio.

A resposta da antiga ministra das Finanças, confirmando a abordagem já revelada pelo antigo supervisor financeiro, surgiu após uma questão do deputado do CDS João Almeida. O democrata-cristão insistiu no tema, dizendo que o Santander Totta "foi um comprador imposto".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8