page view

PSD acusa Centeno de esconder informação

Declarações de Carlos Abreu Amorim antes da audição de Centeno.

07 de abril de 2016 às 17:54

O PSD acusa o Ministério das Finanças, tutelado por Mário Centeno, de esconder documentos e correspondência relevante sobre a resolução do Banif.

"Vimos acusar o Ministério das Finanças de estar a esconder informação relevante e documentos importantes", disse esta quinta-feira o deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim antes da audição de Mário Centeno na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

Segundo Abreu Amorim, toda a documentação remetida pelas Finanças "tem chegado com lentidão" e de forma seriada. O deputado acrescentou ainda que o PSD só se apercebeu da ausência de documentação esta entidade graças ao cruzamento de informação remetida por outros organismos como o Banco de Portugal e pelo conselho de administração do Banif.

"É uma situação muito grave", adianta Abreu Amorim, sublinhando que o Ministério das Finanças foi o último organismo a remeter os dados pedidos pela comissão de inquérito à Assembleia da República.

Entre a documentação em falta, o PSD dá como exemplo uma carta datada de 4 de dezembro de 2015, remetida pelo vice-governador José Ramalho ao secretário de Estado do Tesouro Ricardo Mourinho Félix "em que é desenhado o perímetro da resolução". "Só tivemos acesso [à carta] por via da documentação remetida pelo Banco de Portugal".

Outro documento apontado é uma carta do conselho de amdinistração do Banif para o Executivo onde estão elencadas as várias propostas de compra voluntária do Banif.

Para Carlos Abreu Amorim, o ministro das Finanças tem de demonstrar que "está comprometido com a descoberta da verdade", tal como os deputados da comissão de inquérito parlamentar ao Banif.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8