page view

Granadeiro culpa BES por queda da PT

Aponta o dedo a Bava, Morais Pires e Joaquim Goes.

05 de março de 2015 às 10:15

Oex-presidente executivo da PT SGPS diz que "o maior erro estratégico", que resultou na ruinosa aplicação de 897 milhões de euros da PT em dívida da Rioforte, foi a divisão da operadora em duas, com duas lideranças: ele próprio – Henrique Granadeiro – e Zeinal Bava. "No fim, não foi a PT que deixou cair o BES, mas o BES que fez cair a PT", afirmou ontem Granadeiro no Parlamento, depois de ter dito aos deputados que estava a falar "sob juramento" e seguindo a sua "confissão religiosa".

Granadeiro assumiu a responsabilidade na aplicação de 200 milhões de euros, mas recusou ter tido intervenção no investimento dos restantes 697 milhões de euros no GES. E foi nesse momento que apontou baterias a Zeinal Bava: "É minha convicção de que era do seu conhecimento." Granadeiro também não poupou os dois ex-administradores do BES na PT – Joaquim Goes e Amílcar Morais Pires –, acusando-os de "falta de lealdade".

Só Ricardo Salgado escapou. "Nunca combinei com Ricardo Salgado nenhuma operação", disse, considerando que a ideia de que tentou atirar uma boia ao banqueiro, no valor de 900 milhões, para o salvar das dificuldades financeiras "é uma história romântica, mas falsa". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8