Documento evela que as exportações "mantiveram a sua trajetória de recuperação".
As exportações de bens na região Norte aumentaram 3,4% no primeiro trimestre deste ano, comparativamente ao mesmo trimestre de 2020, registando assim "o primeiro aumento" em termos homólogos desde o início da pandemia da covid-19, foi hoje revelado.
O relatório trimestral Norte Conjuntura, elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a que a Lusa teve hoje acesso, revela que as exportações "mantiveram a sua trajetória de recuperação" no primeiro trimestre de 2021 (janeiro, fevereiro, março) com um crescimento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2020.
Apesar da trajetória de recuperação das exportações de bens "ter sido relevante em contexto de crise", o relatório destaca o facto de o primeiro trimestre de 2020 incluir 12 dias de confinamento obrigatório em março, "num quadro em que já existiam fortes restrições ao comércio internacional, pelo que o valor das exportações do Norte nesse trimestre já tinha sido afeto pelo ambiente recessivo".
Comparando o primeiro trimestre de 2021 com o período homólogo de 2019, as exportações de bens no Norte diminuíram 1,6%, redução que, no entanto, é "menor do que a esperada, tendo em conta as sucessivas interrupções nas cadeias de valor internacionais durante a pandemia em 2020", salienta a CCDR-N.
"Algumas das classes de bens já recuperaram o valor que alcançaram antes da crise pandémica", refere o relatório, dando como exemplo as exportações no setor dos veículos automóveis, outros veículos terrestres e as suas partes e acessórios.
As exportações de vestuário e acessórios, um dos segmentos mais importantes das indústrias tradicionais do Norte, "inverteram a tendência decrescente e registaram uma variação positiva de 9,8%", contrariamente às exportações de calçado, polainas e artefactos semelhantes que diminuíram 8,8% no primeiro trimestre de 2021 face ao mesmo período homólogo de 2020".
"Este segmento ainda se encontra longe do valor pré-pandemia, uma vez que o valor das exportações neste trimestre foi inferior em 14,4% ao do homólogo de 2019", salienta.
Relativamente às importações, o Norte "manteve a trajetória de recuperação que iniciou após o primeiro confinamento obrigatório", refere o relatório, acrescentando que a região registou "apenas" uma diminuição homóloga de 0,4% no primeiro trimestre de 2021.
"A aquisição de bens de capital ao exterior em contexto de crise económica durante o primeiro trimestre de 2021 é um sinal positivo de que a economia do Norte continua a realizar investimentos importantes de forma a aumentar a sua capacidade produtiva no futuro, ou a incorporar novo conhecimento externo que vem embutido nos bens de capital", refere.
Em matéria de construção, o relatório indica que, a Norte, o setor "continua a atravessar um bom momento" com o número de edifícios licenciados a crescer 5% em relação ao período homólogo de 2020 e 13,9% face ao trimestre precedente (outubro, novembro, dezembro de 2020).
Já quanto à taxa de desemprego, o Norte Conjuntura destaca que o mesmo aumento de 7,2% para 7,4% entre o último trimestre de 2020 (outubro, novembro, dezembro) e o primeiro trimestre de 2021, "uma evolução de sentido contrário à redução de 7,3% para 7,1% observada em Portugal".
A Norte, o desemprego nos jovens aumentou de 20,8% para 22,5%, "o valor mais elevado entre todos os grupos etários", quando comparado o último trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.
No período em análise, o relatório destaca ainda que o Norte atingiu "a marca histórica" de 500 mil pessoas empregadas com o ensino superior, com um crescimento de 11,5% face ao mesmo período de 2019.
"Nesse período foram criados, em termos líquidos, 51.500 empregos para trabalhadores com o ensino superior", refere o documento, acrescentando, contudo, que a população empregada no setor da hotelaria, restauração e similares diminuiu 25,6% no primeiro trimestre do ano.
"Num período de um ano foram eliminados, em termos líquidos, 19.100 postos de trabalho", acrescenta.
Também os indicadores do turismo voltaram a registar "reduções muito acentuadas" no primeiro trimestre do ano, salienta o relatório, indicando que o número de hóspedes baixou em 74% e as dormidas em 75,3%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.