page view

Nova tabela de preços em partos e consultas

Subsistema de saúde dos funcionários públicos limita a 120 unidades/mês, depois de detetar “abuso na faturação”.

02 de maio de 2024 às 01:30

A nova tabela de preços da ADSE para partos no regime convencionado, consultas de Psicologia e comparticipação de fraldas entrou esta quarta-feira em vigor, depois das alterações feitas em abril. No próximo mês, a partir de 1 de junho, é a vez de entrar em vigor a nova tabela de transportes do regime livre.

Na tabela que entrou esta quarta-feira em vigor, as fraldas para incontinentes passam a estar limitadas a 120 unidades por mês, num total de 1440 fraldas por ano, sendo pago ao beneficiário o valor de 0,88 euros por unidade. Estas novas regras nas fraldas surgem na sequência de “abuso na faturação”, refere o subsistema de saúde dos funcionários públicos.

No caso dos partos (regime convencionado), a distribuição dos encargos mantém-se igual, com 90% do preço a ser suportado pela ADSE e 10% pelo beneficiário. Segundo a nova tabela, o copagamento de um parto eutócico ficará em 235,87 euros, o parto distócico 261,07 euros, a cesariana 345,59 euros, acrescendo 40 euros por cada gémeo.

O valor máximo de comparticipação pela ADSE nas consultas de Psicologia sobe de 9,33 para 14,40 euros, no regime livre, passando a ser permitidas 24 consultas por ano, não sendo necessária a apresentação de prescrição médica. Já no que diz respeito ao regime convencionado continua a haver uma comparticipação de 80% (o beneficiário paga 20%). 

SAIBA MAIS

Os beneficiários da ADSE foram confrontados, no início de abril, com novos preços de serviços sem que tenham sido informados. A polémica instalou-se com a denúncia da Associação 30 de Julho, constituída por beneficiários.

As novas tabelas da ADSE de transportes do regime livre, área em que foram encontrados indícios de fraude, e de próteses intraoperatórias no convencionado entram em vigor a partir de 1 de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8