page view

Patrões defendem alívio da carga fiscal no Orçamento do Estado de 2022

Conselho Nacional das Confederações Patronais pede menos sobrecarga para empresas e famílias.

06 de setembro de 2021 às 08:39

O Conselho Nacional das Confederações Patronais (CNCP) defende que o Orçamento do Estado de 2022 deve prever o alívio da carga fiscal para empresas e famílias, sublinhando que o documento pode ser “uma oportunidade para uma retoma vigorosa” da economia do País.

Para o Conselho que representa cinco confederações patronais, uma “preocupação central” do próximo orçamento deve ser “aliviar a carga fiscal às empresas e famílias”, disse Eduardo Oliveira e Sousa, porta-voz do CNCP e também presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal. “O CNCP tomará uma posição formal sobre o que espera do Orçamento do Estado de 2022 no próximo dia 15 de setembro, esperando que a proposta do Governo, e o processo de discussão no Parlamento que se seguirá, a tenham em devida consideração”, explicou Eduardo Oliveira e Sousa.

Os patrões defendem que o documento deve ainda centrar-se na recuperação da economia. “Precisamos de um orçamento virado para a retoma da economia e capaz de oferecer condições efetivas às empresas para encetarem uma verdadeira recuperação pós-pandemia, criarem mais riqueza e gerarem mais e melhor emprego”, disse. Para o responsável, o orçamento “pode ser uma oportunidade para uma retoma vigorosa, assim as empresas sejam devidamente enquadradas e articuladas com o Plano de Recuperação e Resiliência e o novo Quadro Financeiro Plurianual.”

O Conselho considera que é preciso “um orçamento de futuro, crente na capacidade do mercado e da iniciativa privada, para respondermos aos atuais desafios económicos que o País enfrenta, numa era de transição envolta em megaproblemas, como a descarbonização e as alterações climáticas. Não precisamos de um orçamento que capture recursos públicos em benefício de interesses ideológicos”, rematou.

A proposta de OE2022 tem de ser entregue no Parlamento até ao dia 10 de outubro. Tendo em conta que, este ano, o dia 10 de outubro é um domingo, a proposta de OE2022 será entregue no dia útil seguinte, dia 11.

Composição da CNCP

O Conselho Nacional das Confederações Patronais integra a Confederação dos Agricultores de Portugal, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Confederação Empresarial de Portugal, a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e a Confederação do Turismo de Portugal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8