page view

Portugal e a UE precisam de enorme investimento privado

Economista Ricardo Reis defendeu que são necessárias mais empresas para "apanhar o comboio da IA".

10 de abril de 2026 às 15:20

O economista Ricardo Reis defendeu esta sexta-feira que Portugal e a União Europeia precisam de um enorme investimento privado, principalmente na habitação e na Inteligência Artificial (IA).

O economista e professor na London School of Economics, que falava na celebração dos 150 anos da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, apontou que "vai ter de haver muito investimento e muitas empresas para poder apanhar o comboio da IA", sendo que, neste campo, a banca "vai ter muito trabalho a fazer".

Ricardo Reis salientou o dinamismo da economia americana com o investimento em IA, que está a concentrar o investimento privado a um ritmo "raras vezes" visto, pelo que a Europa vai ter de responder também com gastos nesta área.

O ritmo de adoção nas empresas "é maior do que qualquer outra tecnologia", notou, sendo que só passaram cerca de dois ou três anos, mas já está a ter impacto na produtividade e continuou o processo de automatização que, anteriormente, tinha sido restrito à agricultura e indústria.

"Os robôs chegaram para quem trabalha nos serviços", alertou, o que inclui também a banca.

Além da IA, o economista sublinhou também o desafio da habitação, nomeadamente em Portugal, que também irá exigir investimento, principalmente na construção.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8