page view

PT não quis apurar responsabilidades dos ex-gestores

Revelação foi feita por José Alves na comissão de inquérito ao BES.

20 de janeiro de 2015 às 17:35

A Portugal Telecom (PT) não quis que o relatório de auditoria encomendado à PricewaterhouseCoopers (PwC) incluísse as responsabilidades individuais dos antigos administradores, que tiveram um papel ativo no investimento de quase 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte.

A revelação foi feita por José Alves, presidente da PwC, na comissão de inquérito ao BES.

Segundo o responsável da auditora "houve uma discussão relacionada sobre se o relatório deveria incorporar uma análise individualizada dos membros dos órgãos sociais". "Inicialmente havia perceção da nossa parte de que isso estava dentro dos objetivos de trabalho", justificou o líder da PwC, adiantando que depois de "uma discussão significativa" com a operadora, que pagou o relatório de auditoria, "ficou definido pela PT que esse tipo de referências não deveriam constar do relatório".

E acrescentou: "O cliente, tendo clarificado quais eram os termos do trabalho, por escrito, acabámos por retirar do relatório o que, de acordo com o cliente, nunca lá devia ter estado." Segundo José Alves, "o documento deixou de incluir os juízos de valor" relativamente aos responsáveis da PT.

E voltou a repetir: "O que foi retirado foi uma análise, que teve o apoio de uma entidade jurídica, em que eram referenciadas as responsabilidade individuais dos membros dos órgãos sociais."

Os nomes que surgem ligados ao financiamento da PT ao Grupo Espírito Santo (GES) são Zeinal Bava, Henrique Granadeiro, Pacheco de Melo e Morais Pires, então administrador não executivo da PT por indicação do BES. Do lado do banco, é referido o conhecimento de Ricardo Salgado em todas as operações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8