Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
6

Rui Pedro Soares entra no futebol

Boavista, Belenenses e Portimonense. Estes são os três clubes cuja compra está a ser analisada por Rui Pedro Soares. O negócio, apurou o CM, poderá ser concluído até ao final desta época.
17 de Setembro de 2011 às 00:30
Rui Pedro Soares esteve envolvido nas escutas da ‘Face Oculta’ e vai ser julgado por corrupção no âmbito do ‘caso Taguspark’
Rui Pedro Soares esteve envolvido nas escutas da ‘Face Oculta’ e vai ser julgado por corrupção no âmbito do ‘caso Taguspark’ FOTO: Mário Cruz/Lusa

O antigo administrador da PT, que vai ser julgado por corrupção no âmbito do ‘caso Taguspark’, está a trabalhar no projecto com o seu irmão, o advogado Carlos Soares, e com investidores ingleses e espanhóis, revela fonte próxima das negociações. Os ingleses, por exemplo, já têm um fundo de jogadores.

O modelo de negócio deverá passar pela criação de um fundo, que concretizará a compra do clube. O mesmo fundo vai adquirir jogadores, que depois serão colocados a jogar nesse mesmo clube com o objectivo de se valorizarem. O investimento poderá atingir os dez milhões de euros, faltando agora definir qual dos três clubes será comprado.

Segundo o CM apurou, a fase de análise está praticamente concluída, e o passo seguinte deverá passar pelo contacto com os clubes, que até ao momento ainda não estão a par deste interesse. Belenenses e Boavista foram seleccionados por se tratar de emblemas históricos, os únicos campeões nacionais além dos chamados três grandes, e com uma importante base de apoio em Lisboa e no Porto. Mas, sobretudo, por necessitarem de uma injecção de capital, já que ambos vivem uma difícil situação económica. A compra de um destes históricos teria como objectivo recapitalizar o clube e colocar lá jogadores para permitir um regresso à primeira divisão. Já o Portimonense foi seleccionado por se tratar de uma formação do Algarve, região de grande interesse para os investidores ingleses.

EX-ADMINISTRADOR DA PT NO NEGÓCIO DO BENFICA

No final de 2010, Rui Pedro Soares criou a Worldcom, empresa que garantiu os direitos de emissão da Liga espanhola para Portugal. Entretanto, Miguel Pais do Amaral comprou a Worldcom e iniciou negociações com o Benfica para adquirir os direitos televisivos do clube da Luz e criar um canal de desporto que concorra com a Sport TV.

Agora, e como o CM ontem revelou, Rui Pedro Soares deve ser um dos investidores no projecto de Pais do Amaral, assim como fundos soberanos do Qatar, empresas dos EUA e o americano Nicolas Berggruen.

RUI PEDRO SOARES BELENENSES BOAVISTA PORTIMONENSE NEGÓCIO FUTEBOL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)