PwC conclui que o efeito relativo da redução das taxas do 1.º ao 6.º patamares de rendimento "não é uniforme ao longo dos escalões".
A descida do IRS proposta ao parlamento pelo Governo sente-se em todos os níveis salariais, mas é mais contida até ao 2.º escalão e tem uma maior incidência nos patamares intermédios, mostram simulações da consultora PwC.
"Todos os níveis de rendimento beneficiam de uma redução do IRS e, consequentemente, de um aumento do rendimento líquido disponível" em relação ao IRS em vigor, afirma à Lusa Joana Garrido, da equipa fiscal da PwC, com base em simulações que medem quanto é que os trabalhadores e pensionistas pagarão de IRS em 2026 por comparação com o que aconteceria sem as alterações propostas pelo executivo de Luís Montenegro (PSD/CDS-PP).
A PwC conclui que o efeito relativo da redução das taxas do 1.º ao 6.º patamares de rendimento "não é uniforme ao longo dos escalões", vinca Joana Garrido.
"A variação percentual na redução do imposto é ligeiramente mais contida até ao 2.º escalão, intensifica-se progressivamente até ao 6.º escalão e atenua-se de forma gradual a partir do 7.º escalão, tendo uma maior incidência nos escalões intermédios, embora com efeito positivo em toda a tabela de IRS", sintetiza.
A proposta de lei aprovada pelo Governo no Conselho de Ministros de quinta-feira prevê uma alteração à tabela do IRS -- ao artigo 68.º do Código do imposto -- reduzindo as taxas entre 0,3 e 0,5 pontos até ao 6.º escalão e mantendo iguais as taxas dos 7.º, 8.º e 9.º níveis de rendimento.
Apesar de não haver uma redução das taxas destes três últimos degraus, os contribuintes nestas bandas de rendimento também sentirão um alívio no IRS, porque o imposto é calculado de forma progressiva.
Segundo as simulações da PwC, um trabalhador por conta de outrem que seja solteiro, sem filhos e que receba 1.000 euros brutos por mês beneficiará de um desgravamento adicional de 12 euros anuais face à situação atual. O valor é idêntico ao que resulta de simulações divulgadas pelo Governo na quinta-feira.
Num salário bruto de 1.150 euros, a poupança anual adicional é de 41 euros, num de 1.250 euros a redução é de 48 euros, num de 1.500 euros o corte é de 65 euros anuais e num salário de 1.750 euros é de 83 euros.
Num vencimento bruto de 2.000 euros, a redução é de 100 euros, num de 2.500 euros é de 133 euros e num de 3.000 euros é de 154 euros.
Numa retribuição bruta de 3.500 euros, o desagravamento anual é de 171 euros e nos vencimentos de 4.000, 5.000, 7.000. 7.500 ou 8.000 euros a descida é igual, de 172 euros.
Os cálculos são idênticos quando se simula a situação dos trabalhadores por conta de outrem solteiros que têm um filho.
Para os casais sem filhos, com um filho ou com dois, as tendências são semelhantes nos diferentes níveis remuneratórios.
Num agregado familiar com dois filhos, em que cada membro do casal recebe 1.000 euros brutos por mês, não há qualquer alteração no IRS, porque neste momento estes trabalhadores já estão isentos de imposto.
Na mesma situação familiar, se os dois pais receberem 1.150 euros brutos por mês, a redução adicional no IRS é de 82 euros.
Se o vencimento for de 1.250 euros, o corte é de 96 euros, se a retribuição for de 1.500 euros o ganho adicional no salário é de 131 euros e se o vencimento for de 1.750 euros passa para 166 euros.
Para vencimentos de 2.000 euros, a redução no imposto é de 201 euros e nos 2.500 euros é de 267 euros.
Nos 3.000 euros, a diferença anual é de 308 euros e nas retribuições de 3.500 euros é de 343 euros.
Para salários de 4.000 e 5.000 euros, o corte no IRS é de 344 euros e nos vencimentos de 7.000, 7.500 e 8.000 euros volta a ser de 343 euros.
De acordo com a proposta do Governo, a taxa do 1.º escalão desce 0,3 pontos percentuais, do 2.º ao 5.º as taxas baixam 0,5 pontos percentuais, enquanto no 6.º escalão há uma redução de 0,3 pontos percentuais.
A taxa do 1.º escalão passa de 12,50% para 12,20%.
A do 2.º degrau desce dos atuais 15,70% para 15,20%.
A do 3.º baixa de 21,20% para 20,20%.
No 4.º degrau há um desagravamento de 24,10% para 23,60%.
A taxa da 5.ª fatia de rendimento passa de 31,10% para 30,60%.
No 6.º degrau, a taxa recua de 34,90% para 34,60%.
Nos seguintes, as taxas mantêm-se iguais: 43,10% no 7.º, de 44,60% no 8.º e de 48,00% no 9.º.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.