Estado dá 2200 euros por mês a Duarte Lima

332 políticos custam 8,7 milhões por ano. Só Marques Mendes abdicou.
Estado dá 2200 euros por mês a Duarte Lima
Duarte Lima Foto Sérgio Lemos
São 332 os políticos que atualmente têm direito a uma subvenção mensal vitalícia, o que representa uma despesa para o Estado de 8,7 milhões de euros por ano. Trata-se de um benefício dos ex-titulares de cargos políticos, consagrado desde maio de 1985 e que, entretanto, foi sujeito a diversas alterações.

Estão nestas condições ex-ministros e ex-secretários de Estado, ex-deputados, ex-autarcas e até ex-governadores de territórios que fazem hoje parte da República Popular da China. A subvenção com o valor mais elevado é superior a 13 mil euros por mês, e a mais baixa fica-se pelos 883 euros.

Mas nem todos recebem efetivamente aquela prestação. Por força da lei, quem continuar a exercer funções políticas ou públicas remuneradas vê a subvenção suspensa. Estão nesta situação 112 beneficiários. Enquanto quem exerce atividade privada vê a prestação reduzida proporcionalmente ao seu vencimento, o que acontece com 18 casos. Do total dos beneficiários (332), só um, o ex-ministro do PSD Marques Mendes pediu voluntariamente a suspensão total do pagamento.
Saiba quais são os políticos com as maiores subvenções vitalícias

O dinheiro para as subvenções sai do orçamento da Caixa Geral de Aposentações, que, em conjunto com a Segurança Social, dá resposta a todas as prestações sociais do País. Segundo os últimos números, a pensão média paga pela CGA era de 1278 euros mensais, enquanto o montante médio de reforma pago pela Segurança Social ficava nos 459.

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
Comentário mais votadoEscreva o seu comentário
  • De ZédaAustralia13.08.16
    Aqui desta' o tipico da justica para politicos em Portugal, criminoso, roubou milhoes do dinheirinho dos nossos impostos e ainda tem uma reforma de 4 ordenados minimos...foi para isto que fizeram o 25 de Abril? Mais valia que tivessem estado quietos!
8 Comentários
  • De tojornais14.08.16
    Mais um ladrão da política, que devia de ser enviado para o Brasil por aquilo que fez. Cadastrado cá e lá e ainda recebe pensão vitalícia. Só mesmo neste País. Ainda falo eu mal de cigano então e assassino fugitivo e com pedido de extradição. Procura-se. Está em Portugal meu, País de mercenários.
    Responder
     
     4
    !
  • De  Anónimo 14.08.16
    Isto é pa malta se rir , condenados a receber pensões vitalícias... ahh roubaram o estado e tem direito mt bem
    Responder
     
     5
    !
  • De  Anónimo 14.08.16
    Só espero que alguém de direito ponha termo a esta pouca vergonha. o que é que esses gajos fizeram de bom pelo país? Ladrões, assassinos, corruptos, e ainda lhes pagam? Mas que raio...
    Responder
     
     3
    !
  • De tomar13.08.16
    Tenho 32 anos de descontos repartidos por 3 Países, Moçambique, Suíça e Portugal, não tenho direito a reforma em Portugal, porque só descontei 12 anos. Estes gatunos, têm milhares. Pobre de quem nasce pequenino , por muito que cresça, nunca chega a ser adulto..
    Responder
     
     6
    !
  • De marco200813.08.16
    Governo mandou perseguir doentes com baixa por causa da despesa
    Mas tem ladroes a receber pensões vitalícias, e mete no governo centenas de boys
    E temos a escumalha da esquerda calada, aquele lixo que se diz de esquerda não passa dum bando mafiosos
    Responder
     
     15
    !