Barra Cofina

Correio da Manhã

Exclusivos
4

Mulher burla homens seduzidos

Os solitários anunciavam a falta de companhia no jornal; a burlona tirava o telefone e apontava directamente ao coração das vítimas. Aos 55 anos, loira e elegante, Maria de Jesus prometia 'amor e carinho' aos homens e fazia-lhes 'promessas de futuro casamento'. Só em Viseu terá conseguido sacar 58 mil euros a dois solitários, mas a polícia suspeita de muitos outros casos, sobretudo no Norte do País.
15 de Dezembro de 2009 às 00:30
Maria de Jesus nega as acusações que lhe são feitas e promete devolver o dinheiro que pediu aos dois homens naturais do distrito de Viseu
Maria de Jesus nega as acusações que lhe são feitas e promete devolver o dinheiro que pediu aos dois homens naturais do distrito de Viseu FOTO: Nuno André Ferreira

Maria Jesus explicou ontem ao CM que pediu 'dinheiro emprestado' aos dois queixosos e nega que lhes tenha prometido 'casamento ou qualquer relação amorosa'. O 'pesadelo' de ‘Mário’ (nome fictício) começou há um ano, quando decidiu 'procurar uma companheira' através de um anúncio: 'Queria encontrar uma mulher para viver comigo e apareceu-me a Maria. No início correu tudo bem entre nós. Ela disse-me que eu era boa pessoa, simpático – e que a nossa relação podia ter um futuro e acabar em casamento'.

O pior veio depois, conta a vítima, de 60 anos, ex-bancário: 'A certa altura, começou a pedir-me dinheiro para uma série de coisas e eu lá fui dando.' ‘Mário’ chegou a pensar que estava ali 'a mulher da sua vida', mas com a qual entretanto já tinha gastado 55 mil euros.

Há dois meses, Mário’ apercebeu-se de que tinha sido 'burlado' e, tal como outro queixoso, de 71 anos – que ficou sem três mil euros –, fez queixa na PSP de Viseu. Após um mês de investigações, a polícia deteve Maria Jesus, que terá confessado parcialmente os factos. Diz que apenas pediu 'dinheiro emprestado' e que pretende devolvê--lo: 'São dois amigos que tenho em grande consideração. Pedi-lhes dinheiro, mas vou pagar. Nunca lhe prometi casamento, nem fiz juras de amor. Isso é tudo mentira.'

A PSP de Viseu apurou que Maria Jesus é procurada na zona do Porto e noutras regiões do País, por suspeita da prática de burlas semelhantes, mas continua a negar, afirmando que os casos do Porto 'nada têm a ver com os de Viseu'.

PORMENORES

SOZINHA

Maria de Jesus, 55 anos, diz ter um filho, mas salienta que há muito tempo decidiu viver sozinha e não querer qualquer relacionamento amoroso.

CONSTITUÍDA ARGUIDA

A suspeita foi detida na quinta--feira, constituída arguida e sujeitada a termo de identidade e residência. O processo vai ser remetido ao Tribunal de Viseu.

DINHEIRO POR QUEIXA

Um dos lesados disse ontem que retira a queixa se ela lhe pagar os 55 mil euros.

SEMELHANÇAS DE PAULA NEVES E 'CAPITÃO ROBY'

Apesar de utilizar um método diferente, o caso desta mulher detida pela PSP de Viseu tem algumas semelhanças com o protagonizado por Paula Neves, de 38 anos, que se apresentou à polícia depois de, em Janeiro, ter atirado com três homens para o Hospital de Viseu. Conhecida como ‘burlona da net’, marcava encontros com as vítimas e, depois de as drogar, roubava-as.

É suspeita de ter enganado centenas de pessoas em todo o País. Na Batalha marcou casamento e, no dia, não apareceu na igreja. A sua última vítima foi um taxista da Figueira da Foz: Ernesto Cardoso bebeu um sumo oferecido pela mulher e ficou amnésico. Este caso faz ainda recordar também o célebre ‘capitão Roby’ que, a partir dos anos 80, foi condenado por ter seduzido, burlado e abusado da confiança de dezenas de mulheres.

'NÃO ANDO AQUI PARA TRAMAR OS OUTROS'

A PSP garante que Maria de Jesus, natural da Figueira da Foz e residente em Viseu, respondia a anúncios nos quais homens solitários procuravam companhia e o inverso – colocava anúncios onde dizia ser viúva e procurar marido – para praticar as burlas. Identificava-se como Carmen ou Carma e fazia-se namorada das vítimas. Depois, de 'forma astuta, ia-lhes pedindo dinheiro emprestado para pagar dívidas ou comprar casa para morarem'. A suspeita diz que só conheceu ‘Mário’ pelos jornais, o outro homem 'foi num stand de automóveis'. 'Eu não ando nesta vida para tramar pessoas', diz.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)