Limitações físicas e de saúde devem ser o centro das atenções neste tipo de mudanças
14 de fevereiro de 2025 às 08:33A remodelação de uma casa de banho para atender às necessidades de conforto, segurança e autonomia pode fazer toda a diferença no dia-a-dia, sobretudo se servirem pessoas com questões de saúde ou idosos. Com o passar dos anos, a mobilidade pode ficar comprometida, tornando as tarefas diárias mais desafiadoras e aumentando o risco de quedas. Um WC adaptado pode fazer toda a diferença, garantindo um ambiente acessível e funcional.
O primeiro passo para essa remodelação é eliminar barreiras e obstáculos. Substituir banheiras por bases de duche ao nível do chão, com acesso amplo, facilita a entrada e saída sem esforço. Instalar barras de apoio estrategicamente posicionadas ao lado dos sanitários e dentro do duche ajuda na estabilidade e evita acidentes. Além disso, um banco antiderrapante no duche permite que a pessoa tome banho sentada, reduzindo o risco de quedas. Os especialistas da Mudelar podem fazer esse trabalho de identificação e eliminação de obstáculos numa remodelação mais profunda, sempre assente nos princípios da excelência de materias e perfeição do trabalho, com vista ao WC perfeito para as suas necessidades.
Saiba mais
O piso deve ser revestido com materiais antiderrapantes para proporcionar maior aderência, mesmo quando molhado. Outro aspecto essencial é a altura do lavatório e da sanita, que pode ser ajustada para minimizar o esforço ao sentar e levantar. Os modelos elevados de sanita, por exemplo, são mais ergonómicos para quem tem dificuldades de mobilidade. Aconselhamos que a escolha seja acompanhada por especialistas, como é o caso da Mudelar, empresa com mais de 15 anos de experiência neste tipo de adaptações.
Saiba maisA iluminação também desempenha um papel fundamental na segurança do espaço. É recomendável instalar luzes LED bem distribuídas e sensores de presença para facilitar o acesso durante a noite. Evitar zonas de sombra e áreas mal iluminadas reduz a possibilidade de acidentes.
Também a funcionalidade das torneiras deve ser tida em conta. Escolha preferencialmente torneiras de manípulo único, ou com sensores, para evitar movimentos bruscos que possam causar desconforto ou dor nas articulações. Da mesma forma, pense em portas de correr ou de fácil abertura, que são preferíveis às tradicionais, para garantir uma entrada e saída do espaço sem dificuldades.
Saiba maisInvestir na remodelação do WC com foco na mobilidade é uma escolha que traz mais autonomia, segurança e bem-estar. Pequenas mudanças podem proporcionar um ambiente mais funcional e confortável, permitindo que as pessoas mais velhas, ou com limitações mantenham alguma independência e qualidade de vida dentro da sua própria casa
Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas. Para mais informações: indica@medialivre.pt