Além da água e comida não perecível há alguns objetos que deve ter sempre à mão
29 de abril de 2025 às 07:50O dia 28 de abril de 2025 vai ficar na memória de muita gente como "O Dia do Apagão"... mas se voltar a acontecer alguma coisa que corte de forma tão prolongada a normalidade, saiba que há um kit de emergência recomendado pela União Europeia que previne este tipo de situações, para que tenha tudo o que é essencial sempre à mão e fique minimamente confortável por 72 horas.
Alguns dos itens desta lista são demasiado óbvios: água potável (três litros por pessoa), comida não perecível (conservas, barras energéticas, bolachas, frutos secos, arroz, massa, etc.), medicamentos essenciais, os seus documentos e algum dinheiro "vivo". No que toca a objetos, veja os "obrigatórios".
Quando falha a internet e a eletricidade, a rádio está sempre lá. Um pequeno rádio portátil é uma forma simples de se manter informado sem depender de ligações complexas. Escolha um alimentado a pilhas que garante várias horas de emissão.
Ver PreçoA iluminação portátil para que possa ver por onde se move ou mostar visibilidade a terceiros, uma lanterna é um elemento essencial neste kit. Este modelo de lanterna tática LED que encontrámos é o ideal e explicamos porquê: além de ser ultra potente e funcionar com uma bateria recarregável via USB, ou ligada a um telemóvel, também pode ser alimentada a pilhas. Traz ainda um iluminador extra.
Ver PreçoVárias ferramentas num só artigo. Um "canivete suiço" com mais funções do que o habitual pode servir para uma pequena reparação, o corte de alimentos, abertura de embalagens, etc, graças a mais de 17 ferramentas e ainda inclui alguns fósforos e um apito de emergência.
Ver PreçoO telemóvel é essencial, num cenário de impossibilidade de acesso à eletricidade, ter uma powerbank de grande capacidade carregada pode assegurar a disponibilidade do telemóvel, ou de outros dispositivos eletrónicos por vários dias. É o caso desta bateria externa de 27000 mAh preparada para carregamento rápido, pode carregar até três dispositivos em simultâneo.
Ver PreçoOutro artigo essencial... ou melhor, um conjunto de primeiros socorros com uma tesoura, adesivo, pensos rápidos, ligaduras, uma manta térmica, toalhitas desinfetantes, etc, etc... porque os acidentes acontecem e uma intervenção rápida por ser muito importante. Este à venda na Amazon é bastante completo.
Ver PreçoA forma de alimentar grande parte dos objetos essenciais deste conjunto de emergência são mesmo as pilhas. A alternativa à energia elétrica para manter lanternas e rádios sempre operacionais.
Ver PreçoSe é para ficar em casa pode iluminar o ambiente com o recurso a velas sem estar a gastar pilhas e baterias. Estas velas de chá dão para cerca de 8 horas cada uma.
Ver PreçoFósforos, isqueiros, algo com que se entreter, como um jogo de cartas, ou um livro também são utensílios bastante úteis neste tipo de kit, assim como alguns produtos de higiene (escova e pasta de dentes, papel higiénico) e uma ou outra peça de roupa mais quente.
A ideia de preparar um kit de emergência para enfrentar uma crise, que pode ser energética, uma catástrofe natural, ou de outra ordem, não tem como objetivo alarmar as populações, mas sim a promoção de uma cultura de prevenção. Mais informações sobre estas recomendações estão disponíveis nas páginas de algumas entidades públicas como a Proteção Civil.
Os artigos publicados na secção Indica apresentam produtos e serviços que podem ser do interesse dos leitores. Este projecto comercial é realizado em parceria com empresas afiliadas. Para mais informações: indica@medialivre.pt