Cientistas usam vibradores para salvar tartarugas
Vibração estimula o órgão genital e permite determinar o sexo do animal.
Na hora de salvar animais da extinção, todos os argumentos são válidos. Que o diga uma equipa de cientistas da James Cook University, na Austrália, que usa brinquedos sexuais para garantir a preservação das tartarugas.
Na prática, este projeto acredita conseguir melhorar as possibilidades de reprodução destes animais ao estimular a zona genital dos animais para perceber se se trata de um macho ou uma fêmea.
A estratégia está a ser usada em animais que apresentam características ambíguas, que não permitem distinguir o sexo do animal: usando um vibrador, os cientistas estimulam o órgão sexual masculino que, quando existe, se torna ereto graças à vibração e é mais facilmente detetável.
Com esta técnica, é possível auxiliar a reprodução de certas espécies de tartaruga e assegurar melhores hipóteses de acasalamento.
O responsável pelo projeto garante que a ideia não surgiu "porque é divertido". "Estamos a fazer isto porque procuramos um meio menos invasivo para o problema sexual das tartarugas", explico Donald McKnight.
Os resultados deste estudo foram publicados em livro e online.
Recorde-se que certa de metade das espécies de tartaruga sob a ameaça da extinção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt