Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
3

EUA: Agência federal desmente existência de sereias

Uma agência federal norte-americana viu-se forçada a desmentir que existam sereias, respondendo a dúvidas de telespectadores que foram convencidos pelo programa 'Mermaids: The Body Found', exibido nos EUA pelo canal Animal Planet, que pertence ao Discovery Channel.
4 de Julho de 2012 às 18:22
Sereias que aparecem no programa são imagens criadas em computador
Sereias que aparecem no programa são imagens criadas em computador FOTO: D.R.

"Nunca foram encontradas provas sobre a existência de sereias", avançou o site oficial da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), entidade que tem a seu cargo, entre outras missões, o estudo da vida nos mares.  

O esclarecimento deveu-se ao facto de alguns telespectadores terem confundido 'Mermaids: The Body Found' com um programa educativo sobre ciência.

Carol Kavanagh, porta-voz do NOAA, disse à BBC que receberam pelo menos duas cartas com questões sobre as míticas criaturas marinhas.

"Porque é que as sereias continuam a ocupar o subconsciente colectivo de quase todas as pessoas que gostam de mar? Esta questão deve ser respondida por historiadores, filósofos e antropologistas", consta no artigo publicado no ‘Ocean Facts', site educativo do NOAA.

O Discovery Channel já afirmou publicamente que ‘Mermaids: The Body Found' é ficção científica, apesar de o site oficial do documentário referir que as duas horas de programa "são ficção científica baseada em alguns factos reais e teorias científicas".

A certo momento aparecem imagens de supostas sereias, que não passam de imagens criadas em computador. Também é feita referência aos supostos restos mortais de uma dessas criaturas.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)