Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
5

Mulher 'fala ao telemóvel' em 1938

Surgiu na internet um vídeo que mostra uma mulher a utilizar um telefone sem fios em... 1938.
1 de Abril de 2013 às 12:12
Telefone,anos 30, viajar no tempo, EUA, tecnologia
Telefone,anos 30, viajar no tempo, EUA, tecnologia FOTO: Direitos reservados

Um filme, alegadamente datado de 1938, posto a circular no Youtube mostra uma mulher a utilizar o que parece ser um telemóvel. As imagens, estranhas para a época, estão a suscitar bastante curiosidade com um registo de cerca de 300 mil visualizações.    

O mistério à volta do pequeno filme, com poucos segundos, tem gerado bastante especulação nas redes sociais e já começaram a circular várias teorias, mais ou menos fantásticas, nomeadamente uma que alega que a mulher pode ter sido uma viajante no tempo.

Nas imagens, captadas à saída de uma fábrica nos EUA, pode ver-se uma jovem que caminha animadamente com o que parece ser um telefone sem fios na mão, junto ao ouvido direito. Quando a mulher baixa o braço, é visível um aparelho bastante semelhante a um telemóvel moderno.

A polémica gerada por estas imagens deve-se ao facto de a tecnologia dos telefones sem fios só ter surgido em 1973, e na altura não era comercializável, o que só viria a acontecer durante a década de 1980. As imagens divulgadas no Youtube tornaram-se rapidamente virais e já estão em vários blogues.  

Para aumentar ainda mais o mistério, surgiu uma pessoa que diz ser neto da jovem referenciada como uma viajante no tempo, identificada como sendo Gertrude Jones. O jornal britânico Daily Mail refere que o indivíduo em questão questionou a familiar sobre o que transportava na mão, ao que esta respondeu ser um telefone sem fios que a sua empresa estava a testar. Ainda não foi possível saber qual a verdadeira identidade do utilizador, que surge identificado como ‘Planetcheck'.

Recentemente, surgiu outro utilizador do Youtube que disse conhecer uma pessoa que trabalhou na fábrica em questão, a DuPont, e que prometeu disponibilizar brevemente mais informações sobre o assunto. Até lá, os amantes das teorias sobre alegadas viagens no tempo podem dar largas à imaginação.

 

Telefoneanos 30 viajar no tempo EUA tecnologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)