Primeira edição do evento foi em 1997.
Em 1997 centenas de 'ravers' de todo o país acorriam a Idanha-a-Nova para o primeiro Boom Festival. O festival, que decorre de dois em dois anos, começou como um evento musical mas, ao longo das várias edições, evoluiu para uma celebração da cultura alternativa.Hoje, o Boom Festival assume-se como um festival "multidisciplinar, trangeracional e intercultural". Em 2010 foi premiado com o prémio 'Green'n'Clean Festival of the Year' nos Eurpean Festival Awards, e desde a sua génese que mostra profunda preocupação ambiental e ecológica.