Candidato do ADN a Faro propõe medidas "exequíveis" para problemas de mobilidade
Criação de parques de estacionamento na periferia da cidade, "certamente, iria tirar muitos carros do centro e facilitava a entrada e saída de quem trabalha em Faro".
O candidato independente do Alternativa Democrática Nacional (ADN) à Câmara de Faro defendeu esta quarta-feira a criação de parques de estacionamento para resolver "problemas de mobilidade" na cidade, assumindo que a medida eleitoral é exequível a curto prazo.
"É uma proposta eleitoral fácil de concretizar num curto espaço de tempo e que resolve um problema que se arrasta há anos e que afeta quem reside e trabalha na cidade", disse José Freitas de Oliveira.
Em declarações à agência Lusa, o cabeça de lista do ADN à presidência da Câmara da capital algarvia apontou a mobilidade como uma das principais preocupações da sua candidatura, juntamente com a falta de habitação acessível e a segurança do espaço público.
Para José Freitas de Oliveira, a criação de parques de estacionamento na periferia da cidade, "certamente, iria tirar muitos carros do centro e facilitava a entrada e saída de quem trabalha em Faro".
Para o cabeça de lista do ADN, a mobilidade é "um problema que pode ser resolvido de forma criativa", ao contrário da habitação, que reconhece como "mais difícil de enfrentar" de imediato.
"A nossa proposta passa por criar parques de estacionamento, modulares e verticais em terrenos municipais e particulares que estão devolutos, mediante acordo com os proprietários, garantindo benefícios financeiros para os mesmos", apontou.
Para o candidato, as medidas são "exequíveis a curto prazo" e permitirão resolver um problema "que se tem agravado nos últimos anos" e que prejudica residentes, trabalhadores e turistas.
"Os espaços de estacionamento teriam ligação ao centro da cidade, através do reforço da rede de transportes rodoviários urbanos", realçou.
Para José Freitas de Oliveira, as propostas para a mobilidade passam também pela criação de uma aplicação, designada por 'smartparking', destinada aos utilizadores de veículos elétricos.
"Faro não tem acompanhado a evolução do mercado dos veículos elétricos e, neste momento, não tem capacidade para que as pessoas, residentes e turistas, possam efetuar carregamentos em vários pontos do concelho", notou.
Segundo o candidato, a aplicação informática serviria "para ajudar os utilizadores desses veículos a identificar lugares disponíveis em tempo real".
"São soluções fáceis de implementar e que ajudam a resolver o problema da mobilidade numa cidade que se quer moderna e apelativa", concluiu.
Além de José Freitas de Oliveira, candidatam-se à Câmara de Faro nas eleições autárquicas do próximo dia 12 Cristóvão Norte ("Faro Capital de Confiança", coligação PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), António Miguel Pina (PS), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU - coligação PCP/PEV), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).
Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt