CDU quer mais e melhores transportes urbanos em Braga
João Baptista reclamou o reforço da frota de viaturas, a contratação de mais pessoal e o "fim imediato da injusta divisão do passe em duas coroas".
O candidato da CDU à Câmara de Braga, João Baptista, defendeu esta terça-feira a valorização do serviço público dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a melhoria das condições dos trabalhadores.
Durante uma visita aos TUB, no âmbito da campanha eleitoral, João Baptista reclamou o reforço da frota de viaturas, a contratação de mais pessoal e o "fim imediato da injusta divisão do passe em duas coroas".
Para a CDU, há que instituir uma única coroa, ao preço de 14 euros mensais.
A coligação que junta PCP e Os Verdes diz ser "urgente que a Câmara dê o exemplo", assegurando um salário justo, melhores condições e igualdade de tratamento para todos os trabalhadores municipais, incluindo os dos TUB.
"Exigimos ainda uma compensação financeira justa pelas horas extra e a fiscalização das viaturas", afirmou João Baptista.
A CDU considera que a aposta num transporte público robusto é uma "medida estruturante" para o futuro do concelho, ao retirar carros do centro histórico, promover a mobilidade suave e reduzir as emissões de carbono.
Neste contexto, os comunistas reforçam a sua exigência pela concretização do passe intermodal, "tendencialmente gratuito", na região do Cávado.
Além de João Baptista, concorrem à liderança da Câmara de Braga João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga -- PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (IL), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), António Lima (Bloco de Esquerda), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).
O executivo de Braga é atualmente composto por seis eleitos da coligação PSD/CDS/PPM, quatro do PS e um da CDU.
As eleições estão marcadas para domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt