CDU quer transportes públicos a servir todo o concelho de Viana do Castelo
José Flores adiantou que fazer chegar os transportes públicos às fábricas não é "assim tão difícil, porque hoje em dia, nas áreas industriais, os horários são quase todos iguais".
O cabeça de lista da CDU à Câmara de Viana do Castelo, José Flores, defendeu esta quarta-feira que o novo serviço de transportes públicos tem de cobrir todo o concelho e áreas empresariais.
Em declarações à Lusa, o técnico industrial, de 60 anos, que "anda em campanha em todas as freguesias do concelho para apresentar à população o programa eleitoral" da coligação PCP/PEV, admitiu ter-se "iniciado uma nova era nos transportes públicos em Viana do Castelo", mas lembrou que "já em 2013 a CDU tinha apresentado uma proposta nesse sentido".
"Já vem muito tarde, mas pronto, como se costuma dizer mais vale tarde do nunca. O TuViana, como lhe chamamos, terá de ser um meio de transporte para todo o concelho. Volto a referir e a frisar bem, a todo o concelho, até para de certo modo aliviar um bocado o trânsito na cidade", referiu o candidato.
Natural de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, José Flores fixou-se em Viana do Castelo há 22 anos e integrou executivos da junta de freguesia de Santa Maria Maior, eleito pela CDU, concorrendo agora pela primeira vez à Câmara Municipal.
Por ser técnico industrial, José Flores defendeu a necessidade de "fazer chegar os transportes públicos a todos parques empresariais do concelho".
"Como sindicalista e como homem do trabalho, sei perfeitamente as dificuldades que os trabalhadores têm, às vezes, para se transportarem para o trabalho. Já ganham pouco e ainda por cima têm de pagar o transporte, que não é barato como nós sabemos. Os combustíveis estão pela hora da morte", reforçou.
José Flores adiantou que fazer chegar os transportes públicos às fábricas não é "assim tão difícil, porque hoje em dia, nas áreas industriais, os horários são quase todos iguais".
Apontou também o estacionamento como outra das preocupações da sua candidatura, afirmando que "o estacionamento na cidade está caótico e aquilo que há no centro da cidade [parques de estacionamento subterrâneo] é caríssimo".
José Flores referiu que "há candidatos a dizerem que a partir de agora [o estacionamento] vai ser gratuito para toda a gente. Naturalmente que isso é estar a enganar as pessoas".
"Os parques têm concessionários e os contratos não estão a terminar agora. Vão demorar alguns anos a terminar. Não tenho bem a certeza, mas julgo que andará na casa de 2029, portanto, é daqui para o final deste mandato que vem. Estarem a promover agora que vão disponibilizar os parques gratuitos é estar a enganar as pessoas, e a CDU não faz isso", frisou.
Defendeu ainda que a autarquia negoceie com os concessionários uma redução do tarifário: "Não podemos ter um parque da Agonia [propriedade da Câmara], que é um exemplo, de baixo custo, mas nunca na vida isso vai acontecer nos parques da cidade enquanto houver um concessionário. Pelo menos baixar um bocado, nem que seja depois a câmara suportar algum custo dessa fatura", afirmou.
Flores apontou a necessidade de "retirar os carros do centro" de Viana do Castelo, construindo "mais parques periféricos nas entradas da cidade, onde as pessoas possam deixar o carro, gratuitamente".
"Depois, com o novo serviço de transportes, os autocarros passariam, constantemente, de 10 em 10, de 15 em 15 ou de 20 em 20 minutos, para trazerem as pessoas para a cidade, a um preço simbólico. Garantidamente aliviaria bastante a entrada da cidade, assim como baixava bastante os problemas de estacionamento na cidade", sustentou.
O sistema de transportes de Viana do Castelo, que começou a funcionar no dia 23 de setembro, é gratuito por dois meses, até estar implementado o sistema de bilhética. O tarifário já está definido, sendo que o preço do passe que vai permitir que os munícipes possam andar em todas as linhas terá um custo de 25 euros.
Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, um eleito pela CDU, um vereador independente (social-democrata que deixou o partido para integrar o Chega) e dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP.
Concorrem à Câmara de Viana do Castelo o atual presidente da autarquia, Luís Nobre (PS), Paulo de Morais (coligação PSD/CDS-PP), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (coligação PCP/PEV), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt