Líder da IL evita falar em "linhas vermelhas" com Chega, mas diz que princípios são inegociáveis

"Somos irredutíveis nos princípios e nas ideias", afirmou Mariana Leitão.

07 de outubro de 2025 às 17:59
Mariana Leitão, da IL, em campanha eleitoral Foto: NUNO VEIGA/LUSA
Partilhar

A líder da Iniciativa Liberal evitou esta terça-feira falar em "linhas vermelhas" em acordos com o Chega para executivos municipais, mas avisou que os candidatos liberais são irredutíveis nos "valores e princípios".

"Todos os candidatos da Iniciativa Liberal têm uma visão muito clara daquilo que querem para o país, sobre o que querem para o município e são irredutíveis nos princípios que defendemos, nas ideias que defendemos, em que circunstâncias for", afirmou Mariana Leitão, no final de uma visita ao aeródromo de Viseu, confrontada com as declarações do antigo líder do PSD de que não devem existir "linhas vermelhas" com o Chega.

Pub

"Somos irredutíveis nos princípios e nas ideias, tanto somos que as condições para fazermos coligações foram essas: ideias e princípios liberais para fazermos a diferença na vida das pessoas", afirmou Mariana Leitão.

Em muitos municípios, as sondagens apontam para um crescimento do Chega, o que pode levar a negociações após 12 de outubro, mas Mariana Leitão prefere estar focada, para já, nos resultados da IL.

"Neste momento estou muito convicta que não será preciso isso [negociar com vereadores do Chega], nós vamos ganhar onde estamos a concorrer, vamos conseguir fazer a diferença, é nisso que estou concentrada até ao fim da campanha", disse a líder liberal.

Pub

Depois do "dia 12 de outubro logo veremos, mas a nossa ambição é ganhar, é conseguir eleger muitas pessoas, é sermos determinantes para governar em muitas cidades", com as "ideias liberais a saírem do papel e serem aplicadas na prática", acrescentou Mariana Leitão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar