page view

Frases do 7.º dia de campanha eleitoral para as Autárquicas

Eleições decorrem a 12 de outubro.

06 de outubro de 2025 às 18:37

Eis as frases do sétimo dia oficial da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro:

"O que eu acho é que a Mariana Leitão deveria falar de autárquicas, deveria dizer quais são os seus compromissos. E ao entrar por esta lógica de ataques que já não são de conteúdo, já são de caráter, bem, aí está a desviar o assunto para não ter de falar nas suas propostas autárquicas."

Rui Tavares, porta-voz do Livre

"Em vez de qualificação, inovação, jovens, ciência, tecnologia e internacionalização, a agenda do Governo para a economia é uma reforma de retrocesso laboral de aumentar a facilidade dos contratos a prazo, da individualização das relações de trabalho, da fragilização daqueles que têm mais necessidade."

Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, numa ação de campanha em Guimarães

"Nós vamos ter que fazer diferente do que os outros fizeram em 50 anos, não pode ser só conversa. Nós vamos ter que limpar o sistema como prometemos às pessoas, vamos ter que limpar a corrupção tal como prometemos às pessoas, e vamos ter que limpar o país daqueles que se acham donos dele, sejam minorias ou não sejam minorias, este país não tem donos, este país é dos portugueses, é nosso e só aceitamos que seja nosso."

André Ventura, presidente do Chega

"Precisamos de uma filosofia e uma Câmara que não acrescente burocracia. Para isso já chegou o Governo que nos antecedeu, do PS, com vários protagonistas que agora querem vir para as campanhas autárquicas dizer exatamente o contrário daquilo que tiveram nas mãos de fazer quando o povo lhes deu essa oportunidade."

Luís Montenegro, presidente do PSD

"Nós dispensamos muito bem todos os tiques de quaisquer pequenos aprendizes de Lenine e, sim, o que se acha no CDS e se afirma -- com direito a essa expressão, que é livre -- é que a flotilha foi um gesto panfletário que não resolveu em nada os problemas humanitários."

Nuno Melo, presidente do CDS-PP

"A campanha eleitoral deve estar focada nas propostas que temos para a cidade. Por muito que me tentem puxar para uma lama que não é a minha, eu não vou sair disto, vou continuar a defender as minhas ideias, a minhas propostas, o meu projeto para a cidade."

Pedro Duarte, candidato do PSD/CDS-PP/IL à Câmara do Porto

"O PS é e sempre foi o partido que mais valoriza o poder local democrático. Isto acontece quando o PS está no Governo, aconteceu durante os últimos oito anos."

Mariana Vieira da Silva, ex-ministra do PS que se juntou à volta autárquica do líder do PS, José Luís Carneiro em Aveiro

"Os ativistas já fizeram o seu número, já pararam em Ibiza, já pararam na Tunísia, chegaram a Israel, passados dois dias foram devolvidos a casa. Já fizeram a sua coisa panfletária. Não resolveram nada do ponto de vista humanitário."

Nuno Melo

"Mais ridículo ainda, se se pode juntar a isso tudo, é depois de uma palhaçada destas, nós temos o secretário de Estado a ir para o aeroporto para receber estas pessoas. Só nos falta mesmo, só nos falta mesmo, um dia irmos receber terroristas ao aeroporto ou à estação de Santa Apolónia. Só falta isso. Tipos da ETA, tipos do Hamas no barco, e nós mandamos para lá um membro do governo."

André Ventura

"Lisboa centralista não quer um homem livre à frente do poder do Porto, quer um dos cinco candidatos que foram a Lisboa debater na SIC. São esses os meninos que Lisboa quer, porque são manipuláveis pelo poder de central."

Nuno Cardoso, candidato do Porto Primeiro à Câmara do Porto

"Ele [Luís Montenegro] deve ouvir mais o PS porque se ouvisse mais o Partido Socialista não cometia tantos erros como tem cometido ao longo dos últimos meses."

José Luís Carneiro, secretário-geral do PS

"Eu tenho sido o mais comedido e o mais cuidadoso em não confundir os planos, mas eu como líder partidário também tenho o direito de expressar a vontade do meu partido, que neste momento é indissociável da vontade do Governo, porque o PSD tem a responsabilidade de conduzir também a política do Governo."

Luís Montenegro

"A campanha não justifica tudo, a gente sabe que isto é um bocadinho a natureza de Nuno Melo, mas quer dizer, ele é ministro, devia ter mais tento e menos traulitada, quer dizer, é o que eu aconselharia."

Rui Tavares, sobre a reação de Nuno Melo à chegada dos quatro portugueses da flotilha

"Temos é de ter em consideração uma coisa que é relevante: a nossa Lisboa é a nossa casa e na nossa casa só podemos acomodar 'x' pessoas, porque senão vai ser uma grande loucura lá dentro, tudo é guerra. Casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão [Lisboa] não pode receber mais pessoas do que aquelas que pode acomodar."

Adelaide Ferreira, candidata do ADN à Câmara de Lisboa

"É verdade que o PS falhou às polícias em toda a linha, é o último que posso falar nisso, e o secretário-geral do PS é o último que posso falar disso, mas este Governo tem feito o mesmo."

André Ventura

"É pouco credível acharmos que uma deputada da nação, que tem pleno conhecimento de como é que estas coisas funcionam, achasse que conseguia chegar a Gaza, com a sua flotilha, e entregar ajuda humanitária."

Mariana Leitão, presidente da IL

"Está tudo a crescer, cresce a economia, cresce o Produto Interno Bruto (PIB)... Como se algum de nós comesse PIB. Aqui ninguém come PIB, aqui comemos uma extraordinária sopa de peixe, a melhor que eu comi até hoje."

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8