page view

Manuel Pizarro saúda Metro do Porto por suspender obra do metrobus

Candidato do PS à Câmara do Porto afirmou que esta "nunca devia ter começado".

03 de outubro de 2025 às 19:41

O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, saudou esta sexta-feira a Metro do Porto pela suspensão temporária da segunda fase das obras do metrobus, afirmando que esta "nunca devia ter começado".

"A segunda fase do metro[bus]nunca devia ter começado. É uma provocação ao Porto ter começado aquela obra depois de saber que havia discordâncias profundas que envolviam os vários candidatos autárquicos sobre o desenho dessa obra e estamos a poucos dias das eleições autárquicas", respondeu o candidato socialista.

E prosseguiu: "eu só posso saudar que a empresa da Metro que, repito, depende do Governo - o ministro das infraestruturas é o responsável pela orientação pública da Metro -, [por] depois de ter tomado uma decisão errada, que foi avançar com a obra, tenha tomado agora a decisão certa, que é suspender a obra, pelo menos até que o próximo presidente da Câmara Municipal se possa pronunciar".

A Metro do Porto decidiu fazer uma "paragem técnica temporária" da obra da segunda fase do metrobus, que arrancou em 22 de setembro, anunciou esta sexta-feira a empresa, após a contestação dos últimos dias.

As obras da segunda fase do metrobus arrancaram em 22 de setembro, no corredor Bus dedicado da Avenida da Boavista, no troço compreendido entre a Rua Jorge Reinel (junto ao Colégio do Rosário) e a Avenida do Dr. Antunes Guimarães.

Está previsto que o metrobus ligue a Casa da Música à Praça do Império (em 12 minutos) e à Anémona (em 17), e os veículos do serviço serão autocarros a hidrogénio visualmente semelhantes aos do metro convencional, construídos por 29,5 milhões de euros, incluindo a infraestrutura de alimentação.

Os veículos já chegaram e a obra da primeira fase está concluída, mas o serviço ainda não está em funcionamento, sendo o canal da Avenida da Boavista atualmente utilizado por utilizadores de modos suaves de mobilidade, como bicicletas e trotinetes.

Concorrem à Câmara do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU - coligação PCP/PEV), Nuno Cardoso (Porto Primeiro - coligação NC/PPM), Pedro Duarte (coligação PSD/CDS-PP/IL), Sérgio Aires (BE), o atual vice-presidente Filipe Araújo (Fazer à Porto - independente), Guilherme Alexandre Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre), Miguel Corte-Real (Chega), Frederico Duarte Carvalho (ADN), Maria Amélia Costa (PTP) e Luís Tinoco Azevedo (PLS).

O atual executivo é composto por uma maioria de seis eleitos do movimento de Rui Moreira e uma vereadora independente, sendo os restantes dois eleitos do PS, dois do PSD, um da CDU e um do BE.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8