page view

PS apela ao voto de "forma muito humilde" para provar que governa melhor o Funchal

Candidato socialista defendeu que os eleitores só têm duas alternativas nas autárquicas de domingo.

07 de outubro de 2025 às 19:05

O cabeça de lista do PS à Câmara do Funchal, na Madeira, considerou esta terça-feira que o projeto socialista e o da coligação PSD/CDS-PP são as únicas alternativas e apelou "de forma muito humilde" ao voto na sua candidatura.

"Vamos pedir às pessoas que nos deem a oportunidade de provar que é possível governar diferente, que é possível ter uma governação que defenda os interesses dos funchalenses", disse Rui Caetano, pouco antes de iniciar um percurso na zona do bairro de Santo Amaro, na freguesia de Santo António.

O candidato socialista defendeu que os eleitores só têm duas alternativas nas autárquicas de domingo.

"Ou os funchalenses votam em Jorge Carvalho [candidato da coligação PSD/CDS-PP] ou votam em Rui Caetano para governar a Câmara do Funchal", disse, reforçando que "o Partido Socialista é a alternativa".

Por isso, acrescentou, o que o PS pede é uma oportunidade.

"Aquilo que nós pedimos é que deem esta oportunidade ao Partido Socialista, e a mim pessoalmente, para mostrar que, de facto, nós temos as melhores propostas, ou melhores projetos, para resolver os problemas concretos da população."

Rui Caetano apontou, depois, algumas propostas para a freguesia de Santo António, uma das dez que compõem o município mais populoso da Madeira, com 108.129 habitantes (dados oficiais referentes a 2024).

O Funchal é também o concelho do país com mais candidaturas à Câmara Municipal: 14.

A criação de bolsas de estacionamento nas zonas altas e a execução de projetos na área da habitação social são duas promessas da candidatura socialista, que quer também requalificar várias zonas da freguesia de Santo António, promovendo novas centralidades.

"O PSD esteve lá estes anos todos e não foi capaz de cumprir", alertou, referindo-se ao executivo camarário eleito em 2021, que sinalizou o regresso dos social-democratas ao governo da autarquia, após oito anos de liderança socialista.

"Não prometemos mundos e fundos, prometemos apenas aquilo que é possível concretizar", disse.

O atual executivo da Câmara do Funchal é composto por seis vereadores da coligação PSD/CDS-PP, chefiado por Cristina Pedra, e cinco sem pelouro da coligação Confiança, liderada pelo PS.

Nestas eleições autárquicas, candidatam-se à Câmara do Funchal Paulo Azevedo (Nova Direita), Mónica Freitas (PAN), Marta Sofia (Livre), Luís Filipe Santos (Chega), Rui Caetano (PS), Miguel Pita (ADN), Fátima Aveiro (JPP), Raquel Coelho (PTP), Válter Rodrigues (MPT), Jorge Carvalho (coligação PSD/CDS-PP), Ricardo Lume (CDU -- coligação PCP/PEV), Sara Jardim (IL), Liana Reis (RIR) e Dina Letra (BE).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8