Em plena campanha para uma das mais incertas eleições de sempre, reina a sensação de que esta é uma oportunidade rara para que os árabes sejam o ‘joker’ eleitoral e tenham uma palavra no futuro do país.
Nazaré apresenta-se como uma cidade abandonada pelos turistas bíblicos e minada pela criminalidade organizada, mas este bastião árabe pode assumir um papel central na escolha do próximo governo em Israel. Desde que alguém queira os seus votos.
A menos de uma semana das legislativas de 27 de outubro, as sondagens continuam sem apontar um vencedor claro: nem o partido Likud, do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, nem o Yashar!, do antigo chefe das forças armadas Gadi Eisenkot. Nem sequer através de coligações que permitam, a um ou a outro, o controlo dos 120 lugares do Knesset (parlamento).
É nesta complexa equação de alianças e de desempates pós-eleitorais que entram as duas formações árabes, a Lista Conjunta (uma união de candidatos dos partidos Balad, Hadash e Ta’al) e o Ra’am, uma força islamita moderada, que esteve de modo inédito no Governo que antecedeu Netanyahu e que, pela primeira vez, lança nas suas listas um surpreendente candidato sionista, o antigo comandante da polícia Yoav Segalovitz.
Subindo Israel no mapa em direção a norte, a paisagem vai-se tornando cada vez mais árabe, na direção de Nazaré e seus 75 mil habitantes, a principal cidade de uma vasta rede de outras povoações de maioria palestiniana e um reduto desta comunidade que representa 21% da população de Israel.
Em plena campanha para uma das mais incertas eleições de sempre, reina a sensação de que esta é uma oportunidade rara para que os árabes sejam o ‘joker’ eleitoral e tenham uma palavra no futuro do país.
“Vamos pôr todo o nosso poder nesta votação”, declara à Lusa Fadi Ajawi, membro da comissão política do Ra’am, que, a partir da próxima semana, espera estar em condições de derrubar a atual aliança do chefe do Governo com a extrema-direita e, que à luz das sondagens, arrisca-se a perder a recondução.
Desde os ataques do grupo islamita palestiniano Hamas, em 07 de outubro de 2023 em Israel, o político do Ra’am descreve que a discriminação dos cidadãos árabes se foi degradando nos últimos anos, por ação de “um Governo de direita cada vez mais agressivo, que os deixou em perigo e completamente sozinhos”.
Se não for travado desde já, receia que o próximo passo seja “a própria expulsão dos árabes” do país, como diz ser “cada vez mais claro” em discursos que “já perderam a vergonha” e se tornaram públicos.
“É por isso que o primeiro passo tem de ser simplesmente afastar Netanyahu, [Itamar] Ben-Gvir e [Bezalel] Smotrich. Depois logo se vê”, insiste, referindo-se aos líderes ultranacionalistas e anti-árabes que integram o bloco governamental.
Passou menos de um mês desde que estas expectativas saíram reforçadas quando o Supremo Tribunal reverteu uma deliberação da Comissão Eleitoral que, a pedido da extrema-direita, afastava os partidos árabes das legislativas. Na altura, foi relatado que muitos habitantes de Nazaré ficaram colados aos televisores e exaltaram a decisão naquelas mesmas ruas sujas, em crise e lojas sem clientes.
O desafio “número dois” é a participação. Há quatro anos, votaram apenas 56% dos eleitores árabes na votação que devolveu Netanyahu ao poder, depois do Governo de curta duração, chefiado em rotação por Naftali Bennett e Yair Lapid e que contou com uma participação sem precedentes do Ra’am. Agora, Fadi Ajawi espera que a fasquia ultrapasse os 75%.
Só depois será decidida a integração num eventual governo de coligação com as atuais forças de oposição. Resta saber se elas a querem.
Nas suas declarações, Gadi Eisenkot, o principal favorito a destronar Netanyahu, tem descartado um governo com as forças árabes, mais a sua agenda pró-palestiniana, que poderá colidir com a intenção de dar continuidade à política de segurança do atual executivo e afugentar a base do seu eleitorado de centro-direita e maioria judaica. Outros dirigentes de oposição têm expressado igualmente essa rejeição.
Mas esse não parece ser um grande problema para Fadi Ajawi, que aponta um “plano b”, através do apoio parlamentar dos partidos árabes a um executivo minoritário, que garanta a sua sobrevivência em votações importantes, como atualmente acontece com o Likud e os ultraortodoxos no Knesset.
Nem parece inquietá-lo a continuidade de uma agenda que possa comprometer os interesses dos vizinhos palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, na medida em que o Ra’am “pode estar numa posição inicial de influenciar as políticas”. Mas para isso tem de entrar “no centro da decisão”, ou seja, no poder, e preservando a moderação do seu líder, Mansour Abbas, que diz faltar à outra formação árabe, a Lista Conjunta.
Sentado junto de uma oliveira seca, Mbada Seleman, um pensionista inválido de 58 anos, estaria tentado a concordar com uma oportunidade de ouro nas próximas legislativas, embora o enfadem os políticos que aparecem naquele jardim de pedra no centro de Nazaré com um papel na mão e uma flor na outra: “Pedem o voto sem dizer no quê. E o que querem que eu faça com uma flor murcha?”.
Apesar de se assumir ignorante em assuntos de política, este eleitor árabe não tem dúvidas sobre as prioridades que se colocam à sua comunidade no dia 27 de outubro: “Paz, paz, paz”, depois de um ciclo de “agressividade da direita, que, como é sabido, provoca mais instabilidade ainda”.
Descrente nos ciclos eleitorais, que a cada quatro anos, ou menos, “prometem mudanças que nunca mais acontecem”, alerta que estas eleições só serão vencedoras “se os árabes se unirem e afastarem as pessoas que criaram esta situação”, referindo-se à coligação governamental e à tensão entre as comunidades, sobretudo a judaica e a islâmica.
“O meu filho vive em Telavive. Lá usa roupas diferentes, porque não quer correr o risco de ser visto como um radical. Teve de mudar a sua vida toda, até a sua aparência”, lamenta em desabafo: “Isto nunca foi assim”.
No coração político árabe em pleno Estado judaico, “os carros desapareceram, o comércio fechou e não se vê ninguém nas ruas”, comenta Abdallah Ahmed, um desempregado de 64 anos, que descreve “uma cidade indesejável”, até para as poucas que ainda visitam a Galileia e o lugar onde o Novo Testamento situa a anunciação do nascimento de Jesus.
“Dantes tínhamos milhares de visitantes por dia, agora apenas alguns grupos de vez em quando”, relata Wojciech Boloz, guardião e reitor da Igreja da Anunciação, à porta de um dos templos mais sagrados no mundo cristão, enquanto no interior apenas rezavam dois fiéis.
Como antecedente desta crise, que atinge também a Basílica da Natividade, em Belém, e Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, o responsável polaco aponta a pandemia de covid-19, que, mal acabou, deu lugar ao 07 de Outubro e à guerra que se seguiu na Faixa de Gaza, a sul, e na fronteira com o Líbano, a norte, além do aumento galopante da violência na Cisjordânia ocupada.
As peregrinações em massa eclipsaram-se e, com elas, o motor de uma cidade inteira, vivendo “sob uma pressão económica muito grande”, acompanhada do colapso das finanças das autoridades locais e do brutal aumento do crime organizado e da violência armada, que nos últimos anos se tornou numa das principais preocupações dos habitantes.
“A crise e as máfias estão a fazer com que muitos cristãos se vão embora para outros lugares em Israel ou para países vizinhos”, segundo o guardião da igreja, contribuindo com estas partidas para que a cidade fique “cada vez mais árabe”.
E é essa população que poderá despertar em 27 de outubro. Mas até lá, também tem de lutar para que o poder que emergir das eleições vai ouvi-la.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.