page view

TotalEnergies suspende cerca de 15% da sua produção mundial de petróleo e gás

Produção foi interrompida no Qatar, no Iraque e na costa dos Emirados Árabes Unidos.

12 de março de 2026 às 18:18

A francesa TotalEnergies anunciou esta quinta-feira que suspendeu ou está prestes a suspender o equivalente a 15% da sua produção mundial de petróleo e gás em vários países do Golfo.

"A produção foi interrompida ou está a ser interrompida no Qatar, no Iraque e na costa dos Emirados Árabes Unidos, o que representa cerca de 15% da nossa produção total", indicou o grupo num comunicado, adiantando à AFP que esta decisão diz respeito ao petróleo e ao gás.

Por outro lado, a produção petrolífera 'onshore' nos Emirados Árabes Unidos (cerca de 210.000 barris por dia para a quota da TotalEnergies) "não é afetada pelo conflito, pois é exportada" por oleoduto, "através do terminal de Fujairah", no Golfo de Omã, uma rota alternativa que evita o Estreito de Ormuz, atualmente bloqueado.

As operações na refinaria de Satorp, na Arábia Saudita, também continuam "normalmente, por enquanto, e abastecem o mercado interno saudita".

A empresa informou que "um preço mais elevado do petróleo" permitirá, no entanto, compensar "amplamente a perda de produção no Médio Oriente", de acordo com esta declaração no seu 'site' destinado a responder às "solicitações de alguns dos seus acionistas" e à questão da sua "exposição no Médio Oriente".

Assim, um aumento de "8 dólares por barril no preço do Brent é suficiente para compensar" os fluxos de caixa esperados para 2026 para os seus "ativos no Iraque, no Qatar e 'offshore' nos Emirados Árabes Unidos, com base num [barril de] Brent a 60 dólares", explica.

O preço das ações da TotalEnergies subiu 4,64% desde o início do mês, logo após o início da guerra, para 70,4 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8