page view

Indígenas querem tratar da floresta numa COP sem acordo fechado

Ministra do Ambiente reuniu-se com Lula da Silva e António Guterres.

20 de novembro de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Indígenas querem tratar da floresta numa COP sem acordo fechado

“Queremos mais árvores na floresta, nós somos os guardiões da floresta”, diz ao CM Ira Puro Pataxó. Tem 24 anos e demorou quatro dias a chegar a Belém para a COP30, no Brasil. A cara pintada e as penas que utiliza - “urataka” nas suas palavras - são parte do modo de vida que traz aqui. “Viemos divulgar a nossa arte e conhecimentos ancestrais e pedir que ouçam mais os povos da floresta”, conta-nos enquanto olha para o artesanato que vende à porta de um dos pavilhões da Cimeira do Clima. São perto de cinco mil os indígenas que estão por estes dias em Belém. Alguns veem a subida do nível dos rios e do mar levarem casas, outros veem os rios vazios.

“A floresta existe porque vive lá gente que não a destrói”, diz ao CM a eurodeputada Catarina Martins, que defende que se devia “financiar as populações” e não os que poluem muito “para poluir um bocadinho menos”. “Em Portugal precisamos de financiar a pequena agricultura” que existe “nos locais que acabam por ter grandes incêndios”, explica.

Na ausência de potências como os EUA e a China, a União Europeia tenta não perder terreno. “A UE não pode tirar o pé do acelerador”, considera Lídia Pereira, eurodeputada eleita pelo PSD e chefe da delegação do Parlamento Europeu. Admite que ainda está tudo em aberto para um acordo mas garante que a UE “é vista como “líder global no combate às alterações climáticas. “Portugal é um dos países mais afetados pelas alterações climáticas”, diz a parlamentar, recordando os últimos eventos climatéricos. Mas mais do que acordos, Lídia Pereira diz que é tempo de “ação”.

À margem da COP, a ministra do Ambiente reuniu-se com António Guterres e Lula da Silva. Maria de Graça Carvalho sublinha o encontro “emotivo” com o presidente brasileiro e diz que Lula apelou a um acordo e defendeu que é “responsabilidade” dos políticos encontrarem um consenso, já que foram “eleitos para o bem das pessoas” e que o “bem do clima é o futuro das gerações”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8